LONDRES: GUIAS DE VIAGEM


Gosto sempre de ler guias ou livros sobre a cidade para onde vou viajar. Acho bacana reunir fatos, informaçōes e curiosidades sobre o lugar para "ir entrando no clima" do passeio. Na minha última viagem à Londres, na semana passada, não foi diferente. Apesar de já ter morado por um tempo lá, e visitado a cidade depois disso algumas vezes, decidi comprar dois livros que estava namorando há tempo: "The London Stlye Guide ", de Saska Graville. 



O "London Style Guide", como a autora mesmo define, não é um guia para iniciantes. Não explica quais são ou como chegar a pontos turísticos populares, como palácios, parques ou museus. A pegada é outra. Trata-se de uma guia de endereços secretos - lojas, restaurantes, pubs, livrarias e feiras que somente os moradores ou viajantes mais experientes conhecem - ficam muitas vezes escondidos em ruas menos movimentadas. A autora divide a cidade em 18 áreas e, para cada uma delas, sugere passeios imperdíveis, como a feira de Golborne Road. "Todo turista já ouviu falar de Portobello Market. mas quem é antenado de verdade vai mesmo é para Golborne Road, onde estão os maiores achados de decoração da cidade", garante a autora. Como eu quero ser antenada e moderna (rs), li o livro todo e fiz uma listinha de lugares para conhecer perto do hotel em que eu e o Mike ficamos hospedados.




Mas é claro que existem dezenas de outros guias de Londres. A maioria é focado no turista de primeira viagem à cidade, que precisa mesmo de dicas sobre os lugares a visitar, onde se hospedar, transporte etc. Mas existem muitos com dicas mais específicas - como sobre os melhores pubs na cidade, por exemplo. Dei uma olhadinha na prateleira destinada a esse tipo de publicação na Waterstone ( a minha livraria preferida em Liverpool) e constatei que o que não é faltam são opçōes. 

Já tinha comentado aqui sobre um outro livro sobre a capital inglesa: " Tired of London, Tired of Life", de Tom Jones, que reúne passeios geniais para cada dia do ano, levando em conta as estaçōes e eventos que acontecem na cidade.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário