ESCOLAS DE INGLÊS EM LIVERPOOL


Continuando o assunto de ontem: muita gente também me procura para contar um outro sonho: o de fazer um curso de inglês aqui na Inglaterra - ou especialmente aqui em Liverpool. Pessoas de todas as idades - e em todas as fases de vida - podem aproveitar desse tipo de experiência: adolescentes que já têm um razoável conhecimento da língua e desejam dar um  upgrade na fluência ou profissionais que precisam aprimorar o comando do inglês - fundamental como ferramenta de trabalho.

1. Cursos de inglês são oferecidos em escolas de línguas e em universidades espalhados por todo o país. Como escolher? Primeiro passo: escolha uma cidade, lembrando que, assim como no Brasil, os preços e a oferta variam de região para região. Londres, é claro, é muito procurada - os preços podem ser salgados, mas a oferta é maior. De uma maneira geral, as escolas localizadas na região norte do país oferecem preços mais camaradas. 

Segundo passo: escolhida a cidade, pesquise na Internet as escolas de língua na área e preste especial atenção a informaçōes sobre:


  • horários e duração do curso - você deseja fazer um programa intensivo, ou pretende dedicar apenas uma parte do dia aos estudos, para ter tempo de passear e conhecer a cidade e região?
  • preços - veja qual mais se adapta às suas necessidades e bolso. 
  • cheque o currículo dos professores. Que tipo de formação e experiência os professores têm? 
  • cheque se o curso  é credenciado pelo British Council  - instituição britânica que promove cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, cultura e educação. O credenciamento é sempre uma referência a mais.
  • qual o número máximo de alunos por classe ? Afinal você não vai querer uma sala com 40 outros estudantes!
  • cheque a metodologia de ensino para evitar arrependimentos. Qual o seu estilo? Você deseja um método com muitos recursos tecnológicos  (uso de compuatdor, quadro interativo, multimídia etc) ou prefere aulas super tradicionais? 

2. Como decidir qual o nível ideal? Alguns cursos oferecem no seu site um test online. Senão, o aluno faz um placement test  quando chega na escola, antes de começarem as aulas, para determinar seu nível de inglês e ser conduzido à classe adequada.



3. Muitos cursos oferecem, além de aulas regulares, programas específicos, como treinamento para IELTS, Business English e cursos para professores de inglês. 

4. Todos organizam uma programação social fora da sala de aula - como uma ida a um pub, festas, karaoke, film nights e até mesmo viagens curtas  - para integrar melhor os alunos. 

5. Moradia: para os mais jovens, a opção de morar na casa de uma família inglesa (homestay) enquanto faz o curso talvez seja a melhor maneira para conhecer e aprender sobre os hábitos e cultura do país. Os cursos geralmente oferecem o combo aulas/moradia-tipo-casa-de-família. Vivendo com nativos você pratica a língua o tempo todo; fica mais difícil ficar grudado no amigo brasileiro ou sul americano e, com isso, desperdiçar a chance de falar inglês. Mas a opção de morar num alojamento estudantil é muito interessante também, e certamente oferece mais privacidade. Aqui em Liverpool, a área ao redor da universidade está repleta de residências de estudantes - geralmente flats pequenos e com aluguel em conta. 

Liverpool School of English 
Best English Language School

Gostou? Compartilhe:

2 comentários:

  1. Olá Cláudia, achei seu blog super bacana. Estou tentando uma bolsa de pos doutorado para Liverpool, mas gostaria de melhor meu ingles antes de assumir minhas tarefas na universidade. Tenho 48 anos e estou procurando um curso de ingles para pessoas mais maduras. Voce recomenda algum?

    ResponderExcluir
  2. LEC is a fantastic, friendly place to meet new friends and access your success. We are right in the centre of the cultural city of Liverpool. The award winning culturally, historical city has a large university student population and is a young, vibrant and exciting city.

    ResponderExcluir