Você gostaria de ser agraciado com o título de "cavaleiro" pela rainha Elizabeth - e passar a ser chamado de sir (ou dame)? Muita gente, tenho certeza, ficaria feliz, mas algumas pessoas rejeitam a honraria! Recentemente a monarca ofereceu a Danny Boyle (diretor de filmes como ‘Trance’ , que acabou de estrear na Inglaterra, e do polêmico ‘Trainspotting" ) o título de cavaleiro por seu excepcional trabalho de criação da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres. Mas o cineasta declinou o título. A justificativa foi sucinta: "Não tem nada a ver comigo ".
Mas ele não é o único; outras celebridades também rejeitaram a distinção, como o comediante John Cleese, alegando ser o título "uma bobagem", e o veterano ator Albert Finney, que afirmou tratar-se de uma "esnobação despropositada". E eu que imaginava que esses atores adorassem uma paparicação e um confete em si mesmos??! rs
Títulos e honras reais são oferecidos a cidadãos britânicos, de diferentes setores da sociedade, como reconhecimento por uma carreira de sucesso; por bravura; ou por serviços prestados ao Reino Unido. Elton John e Paul MacCartney, por exemplo, receberam o título de cavaleiro e passaram a ser chamado de Sir Elton e Sir Paul em 1997 e 1998 respectivamente, pelas mãos da Rainha Elizabeth. A ex-primeira-ministra Margaret Thatcher foi homenageada com o título de Baronesa. E alguns estrangeiros também já receberam títulos, como o ex-prefeito de NY Rudi Giuliani e o ex-presidente da França François Mitterrand - ambos cavaleiros da rainha.
Gostou? Compartilhe:
O rei Pelé também recebeu o título.
ResponderExcluirO escritor pernambucano Gilberto Freyre foi condecorado antes de Pelé, em 1971.
ResponderExcluir