INGLATERRA CONTINUA NA UNIÃO EUROPÉIA ?


O primeiro ministro britânico, David Cameron, anunciou recentemente que, caso o Partido Conservador vença as eleiçōes parlamentares de 2015, ele promoverá um referendo para que o povo possa optar a favor ou contra a permanência da nação na União Européia (UE).

Será que povo britânico quer continuar ou não na UE? De acordo com pesquisa de opinião encomendada pelo jornal The Observer, no finalzinho do ano passado, 56% dos entrevistados votariam contra a permanência do Reino Unido na União Européia. Algumas das principais razōes são de ordem financeira: para muitos, grande parte da contribuição britânica à UE (respeitáveis 12 bilhōes de libras em 2012) se perde em burocracia e corrupção e a União Europeia não presta contas como deveria. E, é claro, muita gente por aqui acha um absurdo que o projeto de aumento de 6,8% no orçamento para esse ano ( e mais 5% anuais para o período 2014-2030).



A mídia conservadora aponta a crise européia, e em especial a dos países da Zona do Euro, para reforçar a idéia de que a Inglaterra estaria melhor livre da UE. A recessão que a Inglaterra atravessa só faz piorar as coisas. Numa época em que as pessoas estão apertando o cinto, a UE, como instituição, parece gastar dinheiro a rodo.

Os defensores da permanência do Reino Unido na UE lembram das vantagens em ser parte de um bloco de livre comério - não só em termos de relaçōes comerciais, mas também na hora de negociaçōes e decisōes internacionais. 

minha percepção - construída a partir de leitura de jornais, revistas, acessos a blogs, programas de TV e também conversas informais com amigos ingleses - é que o assunto divide a opinião pública - existe muita polêmica sobre como deve ser a política britânica para a Europa. A análise do jornalista Kiran Stacey, do Financial Times, meio que reflete essa indecisão da população: segundo ele,  a maioria da população pode até ser contra a participação do país na União Europeia.  "Mas se você for perguntar o porquê, muita gente não vai saber dizer a razão".  

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário