PROGRAMAÇÃO CULTURAL NA INGLATERRA

A vida cultural na Inglaterra é rica - repleta de opções para público de todas as idades e gostos. Fiz uma lista dos programas mais bacanas que você pode fazer durante visita ao país em qualquer época do ano.


1. Museus e galerias de arte - Eu sei, isso é óbvio: todo turista que se preza sempre viaja com uma lista das exposições que deseja visitar. Mas além das mostras de arte  imperdíveis em museus como a The National Gallery ou a Tate Gallery (que tem filias em Londres, Liverpool e St Ives), existem muitos outros museus e centros culturais sobre nichos específicos, como folclore, música, design e literatura, entre outros, que valem a visita. Por exemplo, no museu Jorvik, em York, você aprende sobre a importância da herança cultural dos vikings na cidade, por meio da reconstrução espetacular da cidadena época do domínio viking (cerca do ano 1030). Muitos museus localizam-se em casas históricas ou de personagens famosos (como a casa onde  Shakespeare morou, em Stratford-upon-Avon), ou mesmo em parques - o que acrescenta um charme especial ao passeio.


Festival de comidas típicas

2. Festivais (ou feiras) em cidades do interior. A vida cultural borbulha na Inglaterra rural. Cidadezinhas lindas organizam festivais de tudo o que você possa imaginar, atraindo um enorme público o ano inteiro. Esses eventos fazem parte do calendário festivo da cidade, então todo mundo que mora nas redondezas fica esperando e prestigia a festa. Festivais gastronômicos são MUITO populares, especialmente os de tortas, chocolate ou queijos, mas outros ingredientes mais diferentes - como o alho, por exemplo - também ganham um festival para chamar de seu. Outros festivais que sempre acontecem por aqui são os de música (super tradicionais principalmente no verão, como eu já falei aqui), e os de literatura (se dividindo em nichos, como os festivais de literatura criminal, infantil, contos folclóricos etc). Em duas semanas vão começar a pipocar em todo o país as feiras natalinas, que oferecem dezenas de tipos de enfeites para decorar a casa. Para um guia de vários tipos de festivais, clique aqui.

3. Mansões rurais. Visitar uma propriedade no interior da Inglaterra, que inclui mansão e jardins espetaculares, é um programa que conta um pouco da história do país. Essas mansões são magníficos exemplos do estilo de vida e da arquitetura da época - Tudor, Vitoriana ou Eduardiana, por exemplo. Alguns desses passeios estão aqui e aqui.

4. Trilhas de fantasmas. Com tantas casas antigas e castelos, não é de se admirar que existam muitos fantasmas por aqui. Um programa para toda a família é tentar seguir a trilhas desses seres que assombram muitas cidades.

'Singing in the rain': enorme sucesso em Londres

5. Musicais. O bacana dos musicais é que você não precisa estar com o inglês afiado para entender a trama, pois a música e a dança ocupam a maior parte do espetáculo. Muitos musicais são espeiclamnete atraentes para crianças e adolescentes, como Shrek, Mathilda ou Mamma Mia! - todos em cartaz atualmente em Londres. O bairro de West End, na capital, é a Broadway londrina.

6. Ballets, óperas e concertos. Em Londres, você assiste não apenas a programação do Royal Opera House (que tem um calendário fantástico cobrindo o ano inteiro), mas performances de grupos do mundo todo. E cidades grandes, como  Liverpool, tem a sua própria Filarmônica, com uma programação movimentada.

7. Peças de teatro. Esse tipo de espetáculo exige um entendimento maior da língua. Principalmente se for uma peça de Shakespeare, como eu já expliquei aqui. Mas assistir um espetáculo com atores como Helen Mirren (que estreia em janeiro em Londres, encarnando novamente a rainha Elizabeth - corra para comprar o ingresso!) vale a pena.

8. Peças interativas. Se você tiver um entendimento intermediário para avançado da língua e quiser fazer um programa bem bacana para afiar ainda mais o inglês, uma dica quentíssima é participar de uma peça interativa. Eu e o Mike estivemos nessa aqui e adoramos!


Arte nas ruas de Londres no domingo

 9. Grandes shows. Florence Welch, Katy Perry, Adele, Lady Gaga - todo artista fazendo sucesso no momento se apresenta na Inglaterra. É sempre bom comprar os ingressos antes de sair do Brasil.


10. Festas em ruas. Podem ser festas grandes, como as que celebram datas comemorativas, como o  Ano Novo Chinês, Natal, Reveillon e Páscoa, entre outras. Geralmente inclui desfile, bandas e dança - tudo sempre muito policiado e organizado (por exemplo, a venda de garrafas de bebidas é proibida no dia, para evitar que acidentes aconteçam).  E outros tipos de eventos, menores, também acontecem o tempo todo nas ruas. No domingo, em Brick Lane, Londres, acontece o 'Street Art Tour and Workshop', no qual todo mundo é convidado a dar uma de artista. O material é fornecido e a diversão é gratuita.



Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário