MANSÃO RURAL NA INGLATERRA


Na Inglaterra existe dezenas de `stately homes`, mansões belíssimas, daquelas que a gente vê em filmes e séries de TV e que foram (e algumas ainda são) moradias de membros da aristocracia. A cerca de 20 quilômetros do centro de Liverpool, Croxteth Hall é uma dessas históricas residências, aberta à visitação pública. Opulência é melhor palavra para descrever essa mansão, que tem dezenas de cômodos, entre inúmeras salas de estar, de festas, de jogos e quartos.



A construção original de Croxteth Hall data de 1575 -  tendo sido expandida diversas vezes desde então. A propriedade ao redor da mansão também aumentou com o passar dos anos por diversos motivos: a família ganhava novas terras do rei, herdava ou comprava mesmo. Hoje um jardim belíssimo e um parque de 210 acres fazem parte da propriedade.

Croxteth Hall serviu de residência de gerações da família de lorde Harrington. Quando o último lorde faleceu, na década de 70, sem herdeiros, a mansão passou para as mãos da Prefeitura de Liverpool.

Em seus áureos tempos, Croxteth Hall recebia a visita de muitos membros da realeza (entre eles a rainha Victoria, e sua entourage de 700 pessoas!) e da sociedade, que frequentemente se hospedavam no local para participar das festas que sempre aconteciam ali.

Sala de Jogos em Croxteth Hall, Liverpool

Assim que chega à mansão, o visitante tem o gostinho de estar entrando numa outra época: além de toda a mobília, quadros e objetos de decoração em excelente estado de conservação, há música clássica tocando em todos os ambientes e 'bonecos-personagens' habitam a casa. Crianças brincam em uma das salas de recreação, cavalheiros jogam sinuca na sala de jogos e confeiteiras preparam doces em uma das cozinhas.


Dá para sentir também a enorme diferença entre o dia-a-dia dos aristocratas e dos empregados. Enquanto lorde e lady Harrington, família e amigos passavam os dias num dolce far niente - os cavalheiros jogando sinuca, fumando ou caçando e as senhoras descansando, conversando ou tocando o piano -, os empregados davam um duro danado para manter tudo limpo e organizado. 


Como a família estava sempre recebendo inúmeros convidados, a área da cozinha era muito especial. Só para ter uma idéia, a Great Kitchens Area era dividida em sete (isso mesmo sete!) partes: a área principal, onde eram preparadas as refeições; a confeitaria (para a produção das sobremesas); a despensa; a leiteria (preparo de queijos e afins), o espaço das facas (para limpeza dos utensílios); o espaço dos fornos (onde dois padeiros assavam paes e bolos o tempo todo) e a adega. A família empregava um chef francês (com um sub-chef como assistente) e uma equipe responsável pelo preparo de pelo menos três refeições por dia, além de cestas de piquenique para serem levadas durante os passeios e caçadas. Isso tudo sem contar a s festas - aí o trabalho era dobrado!

Eu escrevi sobre uma outra stately home bem bacana, também em Liverpool, a Speke Hall, aqui.

Gostou? Compartilhe:

Um comentário: