DIFERENÇA ENTRE NORTE E SUL INGLATERRA


Algo que percebi assim que vim morar aqui em Liverpool é que existe uma certa rivalidade entre o Norte e o Sul da Inglaterra. Uma briguinha velada, que funciona meio como a eterna rixa entre Rio e São Paulo - algo um pouco entre o folclórico e a gozação. O campo de batalha é vasto: futebol, em especial, (qual o melhor time: o londrino Chelsea ? Ou será o Manchester United? ), mas que também se espalha pela alimentação, estilo de vida e até sotaque.

O pessoal do Sul da Inglaterra se julga mais sofisticado, eles alegam que falam o ‘proper English’ e que o pessoal do norte, por outro lado, é barulhento e cheio de si. Quem mora no Norte, área com uma forte tradição de trabalhadores de fábricas e mineradores, envolvidos com a luta operária e sindical, considera o pessoal do Sul um tanto esnobe - aquele tipo de gente que se julga melhor que os outros.  Eu moro em Liverpool, que fica no Norte da Inglaterra, então o meu grupo é esse último - o dos considerados mais 'toscos'. É uma crítica meio ferina, mas talvez tenha um fundo de verdade, pelo menos no que diz respeito ao sotaque. Como brasileira, minha impressão é que aqui em Liverpool todo mundo fala rápido demais, meio cantado (será que dá para entender quando eu falo que um inglês fala cantado?), com sotaque bem carregado. Tenho amigos que moram aqui, mas são de Londres - e, sim, é mais fácil de entendê-los.
 



Mas quanto ao resto das críticas -  as más línguas insistem que  ` quem mora no Norte da Inglaterra não tem sofisticação, são mais rudes, sem verniz` - bem, é a velha questão do esteriótipo, que também existe aos montes no Brasil. Será que o paulista é estressado e só vive para trabalhar; todo carioca é mesmo mais relaxado; e o baiano então, esse não se apoquenta nunca com nada? 

O Norte do país é uma região que eu não conhecia muito bem. Acredito que a maioria dos brasileiros que visita a Inglaterra pela primeira vez acaba ficando mais restrita à Londres e às cidades universitárias, como as lindas Cambridge e Oxford. A região Norte não é um roteiro muito disputado pelos turistas brazucas - a não ser Liverpool, é claro, que tem o charme de ser a terra dos Beatles.


A rivalidade entre Norte Sul se
reflete na rixa entre os times
de futebol
 Mas a região Norte, que conta com cerca de 11 milhões de habitantes e cujas principais cidades são Liverpool, Manchester e Leeds, tem um je ne sais quoi (como diriam os franceses), que me encanta. Uma área em especial, a Lake District (Região dos Lagos) é belíssima. Com uma paisagem espetacular, é o local perfeito para um fim de semana romântico. Mas essa já uma estória para um outro post, prometo.

Gostou? Compartilhe:

5 comentários:

  1. O norte e o melhor!!rsrs

    um garota de Liverpool.

    ResponderExcluir
  2. Claudia, antes de mais nada: obrigada pela visita ao Abrindo o Bico. Volte sempre que quiser abrir o bico, haha!

    Eu já era fã do seu blog. Precisava vir dizê-lo por escrito!

    Adorei a ideia da peça da Hellen Mirren, e como vou pra lá em dezembro, tentarei conseguir ingressos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2013 tem peça, em Londres, com a Helen Mirren, com o Jude Law, com a Judi Dench - uma festa! Obrigada pela visita! Bj

      Excluir
  3. Oi Claudia, este post me trouxe à memória o romance North and South, da Elizabeth Gaskell, passado para as telas numa mini-série da BBC e que mostra que essa rivalidade entre Norte e Sul da Inglaterra é beeeem antiga!
    Respondendo a pergunta que vc me fez no outro post (das locações de filmes), eu amei Londres, tanto que não consegui sair de lá nem para fazer os bate-e-volta que eu pretendia fazer. Mas essa decisão foi tomada sem muita crise, pois eu certamente retornarei à Inglaterra, com mais tempo para poder passear bastante!!! Bjs, Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço essa mini- série, vou procurar já! Londres é espetacular - tanto para ver e fazer! -, mas tenho certeza que você vai adorar conhecer (vamos torcer para ser num futuro bem próximo rs!!!!) outras regiões da Inglaterra... Eu sou especialmente apaixonada por Cotswolds (tem um post no blog sobre a região) e o Lake District. Bj

      Excluir