ARQUEÓLOGOS PROCURAM RESTOS MORTAIS RICARDO III



Os arqueólogos que começaram, no último fim de semana, a escavar por baixo da construção de concreto de um antigo estacionamento de carros em Leicester (região central do país) esperam encontrar, finalmente, a resposta para um dos mais antigos mistérios da Inglaterra: a localização exata dos restos mortais do rei Ricardo III. 

O monarca morreu após a violenta batalha de Bosworth, em 1485, na qual Henrique VII saiu vencedor, dando início a dinastia Tudor. O corpo de Ricardo III teria sido carregado pelas ruas de Leicester, enterrado como um mendigo e nunca recuperado. 

Apesar de ter vivido por pouco tempo (morreu aos 32 anos), Ricardo III tem uma reputação e tanto. Pintado como tirano por inúmeros biógrafos, ele teria sido responsável pela morte dos próprios sobrinhos (Eduardo V e o Duque de York) para poder subir ao trono.

Uma ilustração da Batalha de Bosworth,
por Gaham Turner

Shakespeare foi um dos que mais contribuíram para reforçar a imagem negativa do rei. Em uma de suas peças mais populares ("Richard III"), apresenta o rei como deformado, corcunda e sempre tramando maldades contra sua própria família.



No entanto, alguns historiadores ponderam que a imagem que temos de Ricardo III hoje é aquela construída por seus inimigos - e por isso mesmo a realidade pode ser outra, menos amarga. Os arqueólogos esperam que com o seu trabalho e possíveis descobertas possam contribuir para solucionar o mistério sobre a vida e morte do monarca.

Gostou? Compartilhe: