LEONARDO DA VINCI EM LONDRES


Seus contemporâneos consideravam o trabalho "desumano" e "nojento". Era, certamente, uma tarefa complicada, já que os instrumentos eram rudimentares e muitos corpos apresentavam avançado estado de decomposição. Mas nada disso desanimava Leonardo da Vinci, que se dedicava ao estudo de anatiomia humana com o mesmo brilhantismo que demonstrava no trabalho artístico.

Essa faceta não muito conhecida do gênio italiano renascentista está em exibição no museu Queen's Gallery, no Buckingham Palace, como parte da celebração do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth. Através da exposição "Leonardo Da Vinci: Anatomist" podemos conferir a fascinação do artista com o corpo humano e sua determinação em entender o funcionamento dos órgãos  - o que resultou em descobertas anatômicas que seriam confirmadas em pesquisas cientiíficas somente no século XX. 

Os desenhos do corpo humano  - e também da anatomia de animais como cahorros, macacos e porcos, entre outros -  mostram músculos, artérias, crânios e até mesmo um feto no útero materno. A exposição fica até o dia 7 de outubro na Queen's Gallery.

Gostou? Compartilhe: