CHÁ DE PANELA NA INGLATERRA


A partir de junho começa a temporada de casamentos na Inglaterra. A maioria prefer casar nos meses de verão por motivos óbvios: a temperatura é mais agradável, muitos pombinhos gostam de fazer uma cerimônia ao ar livre, a noiva pode usar um lindo vestido sem congelar e, vamos combinar, todo mundo se diverte mais.



Noiva e amigas se divertem

Mas antes da cerimônia propriamente dita, tem uma tradição semelhante a que acontece no Brasil: a hen night, quando as melhores amigas da noiva se reúnem e organizam uma festa no estilo de um chá-de-panela, mas um pouco mais apimentada. Eu explico. A festa geralmente acontece num pub ou num night club. Pode incluir uma apresentação de homens gostosões dançando com pouco roupa ou pode ser algo mais light, como uma aula de dança do ventre ou pole dancing (aquela dança num poste) para as convidadas. Mas tudo é regado a muuuita bebida, segundo o jornal Daily Mail, que publicou uma reportagem nada lisonjeira descrevendo as hen nights como eventos em que noiva e convidadas se embebedem de uma maneira lamentável.

Bem, como eu nunca participei de uma festa dessas, não vou julgar. O que acho engraçado é ver noiva e amigas caminhando pelas ruas de Liverpool, onde moro, a caminho da festa. É fácil reconhecê-las - todas usam chapéus ou enfeites de cabelos gigantes, espalhafatosos e iguais; ou até mesmo uma fantasia completa.

E o noivo ? Ah, ele também tem sua festinha - chamada de stag party. Geralmente o best man - o padrinho - e os melhores amigos do noivo organizam uma viagem para o grupo. Pode ser para uma cidade na Inglaterra mesmo, ou, como na Europa as distâncias são relativamente curtas, para Paris ou Amsterdam, por exemplo.

Gostou? Compartilhe: