Nos livros da inglesa Jane Austen é sempre detalhada a descrição das roupas da época dos personagens: vestidos com cintura alta e mangas mais curtas, estampados delicados, tecidos mais leves e muita cor branca - um símbolo de virtude e pureza, por isso mesmo muito popular entre as mais jovens. Para os homens, roupas escuras que, em momentos especiais, apresentavam brocados dourados e golas rebuscadas.
Para sentir o gostinho da moda daquela época (final do século XVIII), um programa bacana é a exposição que pode ser vista na Sudley House, em Liverpool, até 7 de maio: "Costume Drama - Fashion from 1790 to 1850". Eu fui e adorei !
Como a exposição mostra muito bem, a moda era - e ainda é - uma maneira de exibir riqueza e diferenciar status social. Enquanto que a aristocracia e a emergente classe média escolhiam modelos mais elaborados e os tecidos nobre, para as pessoas privilegiadas as roupas eram utilitárias, de tecidos resistentes e, principalmente, baratas.
Sudley House e o glamour vitoriano |
Colecionador de obras de arte, Holt colocou nas paredes dos salões quadros de Turner, Reynolds e Gainsborough.
A sala de estar: coleção de obras de arte |
A propriedade conta com um esplêndido jardim . Nesse início de primavera, é um programa gostoso quando o tempo está mais quentinho. Dá até para fazer um piquenique no gramado.
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário