CULTURA GASTRONÔMICA


Quais são os critérios de avaliação da qualidade de vida de uma cidade? Como já mostrei aqui, características como moradia, escolas, rede de saúde e transporte são fundamentais na escolha de um local para se viver. Mas, segundo pesquisa da tradicional agência imobiliária Knight Frank, que funciona no país desde 1896, um novo elemento tem cada vez atribuindo valor às propriedades: a cultura gastronômica. Ou seja: bons restaurantes, delicatessem, confeitarias, mercados e até mesmo festivais gastronômicos contribuem para tornar uma cidade mais atraente aos olhos de possíveis novos moradores. 



Blumenthal, do Fat Duck: colocando Bray no mapa

Uma prova disso é a cidadezinha de Bray (no distrito de Berkshire, pertinho de Londres) que tem chacoalhado o mercado imobiliário desde que o badalado chef Heston Blumenthal decidiu montar o restaurante 'The Fat Duck' no local (como já contei aqui). O mesmo acontece no balneário sulista de Padstow: o preço das propriedades no local subiu incríveis 105% nos últimos dez anos - e cerca de 74% na região - desde a instalação dos quatro restaurantes do chef Rick Stein. O chef, por sinal, abriu recentemente na cidade uma escola para formar novos chefs e manter assim, a tradição e cultura gastronômica local.


Em Ludlow: festival com produção local

A cidade de Ludlow, na região de Shropshire, conta com bons resturantes, como o Hibiscus e o Merchant House. Mas o que torna o local uma verdadeira meca para os apreciadores de uma boa mesa é o anual Food Festival, que acontece em setembro. Considerado um dos mais importantes festivais do setor no país, reúne mais de 150 produtores locais e se orgulha de oferecer qualidade e variedade de produtos a quem está cansado das ofertas globalizadas, padronizadas e industrializadas das prateleiras dos supermercados.

Gostou? Compartilhe:

Um comentário: