JORNAL DOS SEM-TETO

Um projeto social de sucesso está comemorando 20 anos de existência na Inglaterra. Olha que idéia bacana: o jornal Big Issue é produzido por jornalistas, mas comercializado somente por moradores de rua, que compram cada exemplar por uma libra e vendem por 2 duas.


O projeto oferece a cerca de 3 mil pessoas sem teto a oportunidade de conseguir uma renda ao vender, nas ruas das maiores cidades do país, um jornal semanal de variedades. 


A publicação, que é lida por cerca de 670 mil leitores no país, rendeu frutos: existem hoje versões da Big Issue sendo publicadas na Austrália, Japão, África do Sul, Quênia e Etiópia. No Brasil o projeto inspirou a criação da revista Ocas, vendida nas ruas do Rio e São Paulo.

Uma fofoquinha de bastidores: a revista costuma contar, na produção do jornal, com a colaboração de ‘editores convidados’  – o chef Jamie Oliver e o primeiro-ministro James Cameron já participaram. A editora do jornal dessa semana é Trudie Styler, mulher do cantor Sting.


Trudie e o marido Sting
A mídia inglesa, que nunca deixa barato, está alardeando: não é uma ironia que Trudie, que possui cerca de seis casas mansões no país e exterior, tenha sido convidada para editar um jornal que é vendido pelos sem-teto?

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário