CHIPPIE, A LOJA DO FISH E CHIPS


Um dos pratos mais tradicionais da Inglaterra é o fish and chips  - filé de peixe (geralmente bacalhau) empanado com batata frita. Esse prato, que é uma espécie de arroz-com-feijão dos ingleses, você encontra em to-dos os restaurantes e pubs do país. Mas o fish and chips também é vendido numa loja chamada carinhosamente de chippie. É uma loja geralmente bem pequena, que serve fish and chips e outros petiscos super gordurosos, como salsichas com molho de cebola e fish cakes (uma espécie de croquete de peixe). 

Essa loja da foto acima fica localizada bem no centro de Liverpool, onde moro.

Você deve estar pensando: "nossa, que comida mais gordurosa ! E é mesmo; ninguém vai numa chippie esperando uma refeição saudável. É fast food, para quem está com pressa ou para aqueles que não têm medo de meter o pé na jaca. 



A popularidade da chippie  data do início do século passado. Desde então, poucos hábitos são tão ingleses quanto entrar na fila e esperar pela sua porção de fish and chips, que pode ser levada para casa ou, quando a loja tem algumas mesinhas, consumida ali mesmo.
Nada é tão inglès como uma porção de fish and chips

Mas veja só: como muitas chippies são administradas por famílias chinesas, é comum - veja só ! - que petiscos orientais sejam também vendidos, como os chop suey rolls (os nossos rolinhos primavera super crocantes).

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário