SERENATA PARA MACIEIRAS


Os britânicos são famosos pelas suas excentricidades. Que tal essa: no início de janeiro acontece, em Somerset, o ritual de Wassailing, quando um grupo de agricultores, devidamente vestidos para a ocasião (veja a foto), faz uma serenata para macieiras, num ritual para tentar garantir uma boa colheita de maçãs e, consequentemente, uma boa safra na produção de sidra.

Essa tradição pagã, que data do século XIV, tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos entre os pequenos produtores. Afinal, há uma crescente demanda da bebida, especialmente as artesanais. Com teor alcóolico entre 4 e 8 por cento, a sidra é refrescante e, por isso mesmo, muito popular no verão britânico. Mas no inverno, as sidras aquecidas também fazem sucesso. Nos pubs a bebida é tirada de tonéis - assim como a cerveja -  e servida em  copos de um pint (cerca de 500 ml) ou half a pint (250 ml). 

Gostou? Compartilhe:

3 comentários:

  1. Oi, Claudia. Acabo de conhecer seu blog, mas já estou adorando! Eu vou passar 10 dias na Inglaterra agora em dezembro e pretendo conhecer algumas cidades das Cotswolds. Será que você poderia me dar algumas dicas de como me locomover por lá sem ser de carro? Eu tenho menos de 25 anos e acho que, se for permitido alugar carro (pq, se não me engano, há algum tempo não era), o aluguel vai sair mais caro... Eu vi que tem algumas empresas de ônibus que fazem passeios, mas queria algo em que eu pudesse ficar mais livre para parar e ficar mais tempo onde quisesse. Também sei que tem o trem, mas não sei se ele passa por algumas cidades menores que eu gostaria de conhecer. Enfim, estou perdida rsrsrs. Se você tiver e puder me dar alguma dica ficarei muito agradecida :) Bjs, Mariana. (Desculpa por meu comentário não ter nada a ver com o post, mas não sabia onde colocá-lo... talvez exista algum post sobre as Cotswolds e eu não tenha visto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana ! Respondendo suas dúvidas:
      1. Eu fiz alguns posts sobre a linda região dos Cotswolds, sim ! Veja esse aqui, por exemplo: http://porainainglaterra.blogspot.co.uk/2012/01/cotswolds-linda-inglaterra-rural.html.
      E também esse aqui:

      http://porainainglaterra.blogspot.com.br/2013/10/burton-on-water-inglaterra-rural.html.

      2.Passear pela região de carro é a melhor pedida sim ! Sendo menor de 25 vc paga uma taxa. Para vc ter uma idéias, eu fiz uma simulação para vc num site da empresa de aluguel Thrifty Car, saindo de Oxford (que é um excelente ponto de partida para a região de Cotswolds) e alugando o carro pequeno (sem luxo) por 2 sias - veja a simulação com preço aqui: http://www.thrifty.co.uk/cgi-bin/or17?runprog=thuk&mode=page2&sess=&src=_&enter_loc=OXFORD+RAIL+STATION&pick_up_date=07%2F01%2F2015&pu_time=11%3A00&enter_loc2=OXFORD+RAIL+STATION&return_date=09%2F01%2F2015&db_time=11%3A00&vehicle_type=M&ageyears=21&promo=&travelab=&submit=GET+QUOTE .

      3. Outro post sobre aluguel de carro: http://porainainglaterra.blogspot.co.uk/2013/11/aluguel-de-carro-na-inglaterra.html

      4. Minha sugestao para vc aproveitar bem o passeio: comece o passeio em Oxford (post aqui : http://porainainglaterra.blogspot.co.uk/2014/08/passeio-em-oxford-na-inglaterra.html) e siga pela região por dois dias - cidades como Burton on The Water e Chipping Campden sao lindas !
      Boa sorte !

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas dicas, Cláudia!!! Não sei nem como agradecer!! Até simulação do aluguel do carro vc fez... rsrsrs! Infelizmente não vai dar pra iniciar a viagem por Oxford, porque vamos estar em Salisbury pra ver o solstício de inverno no Stonehenge. Mas, agora que sei que é possível, vou tentar alugar o carro dali mesmo e ir subindo! Realmente, deve ser bem melhor ir de carro e poder ir parando com calma nas cidades... Ah, e adorei os posts das Costwolds! Tomara que eu possa dar pelo menos uma paradinha em todas as cidades que estou querendo rsrsrs. Muito obrigada mesmo, ajudou bastante!! Parabéns pelo blog!! Mariana.

      Excluir