ESTILOS DE ARQUITETURA EM LIVERPOOL


A melhor maneira de conhecer bem uma cidade é percorrer, a pé, suas ruas - apreciando o estilo arquitetônico de seus edifícios, conferindo monumentos e estátuas históricas. É justamente isso que eu tenho feito ultimamente, junto com minha turma do curso Architecture of Liverpool. Com a  orientação da professora, temos feitos tours a pé para visitar e aprender mais sobre os prédios da cidade. Essa semana demos sorte: o sol apareceu e a temperatura amena para a estação  - 8C - permitiu que o passeio fosse bem agradável. Em outras palavras: não congelamos !


Close no relógio do Municipal Building, na Dale Street, centro da cidade
Depois de Londres, Liverpool é a cidade na Inglaterra com o maior números de prédios históricos. São cerca de 2500, que foram cuidadosamente identificados e preservados (são chamados de 'listed buildings'). Essas construçōes não podem, é claro, ser demolidas ou alteradas a não ser com permissão especial das autoridades. 


A linda St Luke's Church, bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial
Reflexo do Liver Building, cartão-postal de Liverpool, no modernoso Mann Island Devolpment Building

Esses prédios têm variados estilos arquitetônicos, especialmente Neoclássico, Eduardiano, Gótico e Moderno. 


Estilos variados: o Empire Theatre e a Grand Central
Talvez o estilo que mais se impōe na arquitetura da cidade seja o Neoclássico. Nos séculos XVIII e XIX Liverpool cresceu e prosperou muito, especialmente devido ao  seu importante porto comercial, um dos maiores da Europa. Os comerciantes,  governantes e políticos locais, orgulhosos do desenvolvimento da cidade, queriam ostentar a riqueza da cidade através da arquitetura dos prédios. Resultado: o estilo de muitos prédios públicos e comerciais construídos nessa época é o neoclássico, com suas grandiosas colunas e materiais nobres (mármore e granito) - que seguem o modelo dos templos greco-romanos e das construções do renascimento italiano.  

A Biblioteca central e St George's Hall : estilo Neoclássico em Liverpool

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário