PRATICIDADE NA INGLATERRA

Eu tenho que reconhecer que um dos aspectos que mais me agrada na minha vida na Inglaterra é a praticidade do dia-a-dia. No supermercado, por exemplo: ao invés de ter que aguardar na fila na hora de pagar pelos produtos o consumidor tem a opção de finalizar as compras sozinho, pelo terminal self-help onde você mesmo confere as mercadorias por meio do código de barras e paga o total com o cartão de débito ou crédito.


Uma rede de supermercado chamada Asda está introduzindo um novo sistema que promete agilizar ainda mais o sistema de pagamento de compras no supermercado: é um checkout de 360 graus! Funciona assim: uma super scan, localizada na esteira que colocamos os produtos na hora de pagar, que consegue ler o código de barras de qualquer ângulo ( 100 produtos por minuto !). Ou seja: a funcionária não precisa gastar preciosos segundos procurando a etiqueta certa para escanear, o que torna o processo muito mais rápido. Ponto para a praticidade britânica ! A primeira imagem mostra uma foto dessa super scan.


À esquerda: terminal de self checkout num supermercado;
 à direita:  caixas de correio dos moradores do nosso prédio.

Outro exemplo de praticidade do estilo de vida por aqui: na maioria dos prédios, os moradores coletam suas próprias correspondências, que ficam depositadas numa caixa de correio identificada pelo número do apartamento. A separação é feita pelo porteiro (aqui chamado de concierge). Todo os dias eu checo a nossa caixa (ou melhor locker, por fica trancado, claro com uma chave), quando volto da academia. 



Mas nada é melhor que o último exemplo: aqui não existe uma praga que assola o Brasil: o cartório ! Ninguém tem que gastar rios de dinheiro em taxas para autenticação de documentos, reconhecimento de firma ou para registrar imóveis !!


Gostou? Compartilhe:

Um comentário:

  1. Cartório. Só de falar essa palavra já me dava alergia. Nem acredito que me livrei dessa mazela (entre outras) me mudando para a Inglaterra.

    E que aqui todos são honestos até que se evidencie o contrário. Por isso, do a sua assinatura basta. E se forjar, há consequências.

    Já no Brasil, assume-se que todos são trambiqueiros e pronto. Por isso precisa-se e prova da cópia da autenticação, da testemunha, do carimbo... Bem republiqueta de bananas, nem Portugal não é mais assim. Que nojo.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir