EXPOSIÇÃO EXPLORA VALORES DA ESQUERDA


A Tate Liverpool está exibindo até o dia 2 uma mostra bem interessante: Art Turning Left: How Values Changed Making, que mostra pinturas, esculturas, slogans, posters e instalaçōes que foram produzidas com o objetivo de discutir teorias e valores alinhados com os ideais da esquerda. Igualdade social, problemas como desemprego e preconceito racial são alguns dos temas abordados pela exposição. Ou seja: essa é uma mostra de arte diferente - em que as idéias são mais importantes do que as imagens.  A exposição exibe peças produzidas por anarquistas, socialistas, guerrilheiros, participantes de movimentos sociais e coletivos de arte nos últimos 200 anos. 

Os posters do grupo Guerilla Girls discutem a rala presença
feminina nas exposiçoes de NY
Eu especialmente gostei de duas peças: a primeira é a coleção de posters produzidos pelo coletivo americano Guerilla Girls, que questiona a escassa presença de artistas mulheres nas exposiçōes em Nova Iorque. 






Outro trabalho bem bacana é Stitch In Time, de David Medalla, que aposta na interatividade e convida o visitante a bordar alguma palavras que represente esperanças e sonhos. 
  

Deixando uma mensagem na instalação Stitch In Time, construída coletivamente
O Brasil está presente na mostra com Cildo Moreira, que na década de 70 produziu mensagens políticas contra a ditadura de 64 em garrafas de Coca-Cola. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário