EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS


Muita gente me pergunta quais os exames de proficiência em inglês que eu recomendo. A minha resposta sempre é a mesma: depende do seu objetivo. Você quer estudar numa universidade britânica, ou precisa do certificado para o trabalho? Ou quem sabe você é professora de inglês e deseja dar um upgrade no seu currículo? Existe um teste específico para cada objetivo. 

Há diversos exames oferecidos por universidades britânicas (e americanas ) que avaliam o domínio do inglês do candidato. Os exames da Universidade de Cambridge são, sem dúvida, um dos mais reconhecidos internacionalmente - escolas, universidades, empresas, instituiçōes públicas e privadas do mundo inteiros aceitam o certificado. Por isso mesmo, anualmente, mais de 3 milhōes de candidatos fazem os exames. 

Pois bem: a Universidade de Cambridge oferece vários testes, como o  KET (Key English Test), que avalia alunos com um conhecimento básico da língua;  o FCE (First Certificate of English), para alunos intermediários; o CAE (Certificate in Advanced English) e, para os candidatos com um excelente nível, o CPE (Certificate of Proficiency in English).


Para quem quer cursar uma universidade na Inglaterra (ou EUA), um dos mais populares exames é o IELTS (International English Language System). Mas se você precisa de um certificado de inglês para o trabalho, talvez o melhor seja escolher um que avalie a proficiência da língua dentro de uma determinada área - como o BEC (Business English Certificate) ou o ICFE (International Certificate in Financial English) . 

Se você é professora de inglês em início de carreira pode fazer o CELTA (Certificate in Teaching English for Language Teachers); já professoras mais experientes podem tentar o DELTA (Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages).  

Há também testes que avaliam o nível de inglês de crianças de 7 a 12 anos.

Como escolher o melhor exame para o seu caso? Cheque o site da instituição, que é super detalhado e te orienta na escolha. No Brasil, muitas escolas de línguas são centros autorizados para a realização e preparação de candidatos para esses e outros exames internacionais. Essas escolas geralmente oferecem cursos preparatórios (eu fiz vários, quando bem jovem e, mais tarde, fui professora de cursos preparatórios de FCE e CELTA, entre outros). Você pode ainda se preparar sozinho, comprando livros e estudando em casa - mas aí, claro, tem que ser bem disciplinado.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário