DENTISTA NA INGLATERRA?


A Inglaterra já foi lamentavelmente famosa pelo péssimo estado dos dentes de seus habitantes - não sei se é lenda urbana, mas sempre soube que os dentistas ingleses não são muito bons; nem se comparam aos profissionais brasileiros. Para confirmar essa teoria, me lembro de ter lido no Estadão que um dentista holandês contratado para trabalhar no norte do país provocou filas no hospital do NHS (sistema público de saúde). Comecei então a reparar, com mais atenção, no número de ingleses com sorriso realmente (muito) feio, em função dos dentes mal cuidados... Fiquei pensando uma semana no assunto - o que bastou para minha neura se instalar: o que fazer se tiver uma dor de dente??? Decidi que não iria ao dentista por aqui nem morta. Mas também não dá, é claro, para pegar um avião para ir ao Brasil... Ou será que dá?

Como paranóia é algo que quando gruda cria tentáculos poderosos e cabeludos (pelo menos a minha cria), comecei a me preocupar de verdade e decidi desenvolver um esquema para adiar a tal possível ida ao dentista de qualquer maneira. Resolvi que iria usar o fio dental não apenas após as refeiçōes, mas sempre que ingerisse qualquer alimento sólido, mesmo se fosse uma balinha. Incrementei logo o esquema: sólido apenas não, qualquer tipo de alimento - afinal sopa às vezes tem aqueles pedacinhos pequenos mas que são infernais para grudar nos dentes. E se sopa tem, suco, chá, refrigerante - tudo deve ter partículas diminutas mas nocivas. 

E assim fiquei feliz da vida durante uns três dias com o meu esquema-fio-dental,  me achando uma verdadeira gênia. Se tudo desse certo eu jamais teria que ir a um dentista na Inglaterra. Apenas faria um check up light a cada seis meses - que iria durar menos de dez minutos porque os meus dentes estariam à prova de qualquer intervenção indesejada - e um check up verdadeiro no Brasil, anualmente. Problema resolvido.



Mas eu não contava que o meu esquema logo virasse uma obsessão - obsessão pelo uso do fio dental.  Mesmo que estivesse na rua e tomasse um mísero chá ficava preocupada: ai meu Deus, o meu dente deve estar sujo... Comprei então um mini fio dental que cabia direitinho na necessaire da bolsa. Mas e a chatice de ficar indo ao banheiro do pub para usar o fio dental?  E como eu tenho o (péssimo) hábito de beliscar e o (saudável) hábito de beber líquido o dia inteiro, já viu né? dá-lhe fio dental...  

Como tudo tem o seu lado bom na vida, acabei emagrecendo pois passei a evitar os belisquetes para não precisar usar o maldito fio dental a todo instante. Mas o medo virou uma prisão. Ué, eu não sou uma imigrante? Não estou estabelecida de uma maneira permanente no país?? - como posso desenvolver um medo - que deve ser absolutamente infundado - em relação aos dentistas da Inglaterra? 

E é isso aí - essa estória não acabou ainda. Aceito sugestōes.

Gostou? Compartilhe:

10 comentários:

  1. Olha, eu morei no Paranaguai por um ano e lá, devido as péssimas condições de higiene dos restaurantes e da água, contrai rotavírus.Eu fiquei internada e não melhorei, não dei um melhoradinha sequer.Vc acredita que foi o farmacêutico que me passou um remédio certo?Em dois dias estava curada!Eu morria de medo de ficar doente lá em Asúncion e morrer!hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. oi, claúdia, tudo bem? estendo mto bem como se sente, tenho esse panico tbm hahahahahaha, acho que o melhor a fazer é encontar dentistas brasileiros por aí
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Voce nao pode comparar um sistema publico (de graca) a um sistema particular (pagando). As inves de gastar o seu dinheiro com tanto fio dental parquet voce nao paga e ir ao dentista particular,como no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Voce nao pode comparar um sistema publico (de graca) a um sistema particular (pagando). Ao inves de gastar o seu dinheiro com tanto fio dental porque voce nao paga e ir ao dentista particular,como no Brasil?

    ResponderExcluir
  5. Mas eu não uso o sistema público (na verdade só usei uma vez numa emergência...), quando for ao dentista vai ser o particular mesmo... O medo é geral - fico cismada com a lenda urbana (?!) que os dentistas aqui, de uma maneira geral, não são tão eficientes...

    ResponderExcluir
  6. Não tenho certeza, mas acho que na Europa de um modo geral não existe faculdade de Odontologia como aqui no Brasil, ou seja, dentista é apenas um médico com especialização em Odontologia. Não desmerecendo os médicos, mas como eles tem muitas outras disciplinas para estudar, acaba que o estudo da odontologia acaba não sendo tão aprofundado.
    Posso estar enganada, como eu disse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse isso é o que eu acho, não posso afirmar com certeza, pois não moro na Europa (pelo menos não ainda) para saber.

      Excluir
  7. Oi, sou dentista no Brasil e estudei um tempo na Europa. Pretendo retornar ao continente para diversas atividades. Teria como vc me passar seu email? Queria fazer uma perguntas mais direcionadas a minha área de atuação.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi Glaucinha ! Meu email é porainainglaterra@yahoo.com.br
    Aguardo seu email ! Bj

    ResponderExcluir