RESTAURANTES INGLESES SÃO CAROS?


Um leitor quis saber se eu concordo com o Zeca Camargo, que escreveu recentemente na Folha de São Paulo que no Brasil se come mais caro do que no exterior. Bem, de uma certa forma sim, principalmente porque não caio na ilusão que refeição cara significa necessariamente refeição boa; procuro analisar o custo-benefício do restaurante. E acredito que existam várias tipos de restaurantes na Inglaterra - para todos os bolsos, paladares e também estilos de consumidores. 

O mais barato, sem dúvida, é o restaurante fish and chips (aqui chamado chippie), que vende de maneira rápida e descomplicada a tradicional refeição britânica - você pode comer na loja mesmo (tem sempre umas mesinhas) ou levar para viagem. É barato mesmo, o fish and chips, sem bebidas, custa cerca de sete ou oito libras (21 reais). O chippie vende ainda salsichas empanadas, fish cakes - tudo frito, nada saudável, mas de vez em quando pode, né?...

Outra opção de comida barata são os clássicos pubs, que oferecem refeiçōes tipicamente britânicas, como bangers and mash (salsicha com purê) e shepherd pie (um tipo de escondidinho de carne/legumes) e também sanduíches. Muitos pubs fazem promoção no início da semana, dias de menos movimento, imagino. No pub The Slug and Lettuce, aqui perto de casa, uma gostosa torta folhada de frango com queijo e acompanhada por batata frita por cerca de 8 libras (24 reais) no dia da promoção. Há promoçōes de drinks também, tipo: beba um Sex on The Beach e ganhe o outro. 


Há ainda os gastro pubs, mas esses são mais chiquezinhos, com um cardápio mais elaborado, preparados por um chef. Então o preço é mais salgado, regulando com o dos restaurantes de franquia de chefs badalados como Jamie Oliver. Aqui em Liverpool, o preço médio de uma refeição (sem bebidas) no restaurante Jamie's Italian é de cerca de 22 libras (incuído aí uma entradinha). 

Há restaurantes mais sofisticados, mas que mesmo assim oferecem preços justos diante da sofisticação gastronômica que oferecem. Eu e o Mike estivemos recentemente no The Witchery, em Edimbrugo, e adorei. 

E, claro, há os restaurantes super especiais, repletos de celebridades, como o Ivy e o Colbert, ambos em Londres.

Bem, para responder finalmente a pergunta do meu leitor, sim, concordo que no Brasil, restaurantes top de linha são caros. Mas me lembro também que li um outro artigo na mesma Folha de São Paulo, escrito pela chef Paola Carosella (proprietária do Arturito), em que ela se queixava da lista de despesas que um restaurante brasileiro tem que pagar para se manter no mercado: além da comida (a matéria-prima), ela citou impostos, lavanderia, flores, energia elétrica, água, ar condicionado, internet, uniformes, segurança privada - uma lista interminável. "Fico muito brava quando escuto que comer em Paris é melhor e mais barato que em São Paulo. Claro ! Viver em Paris é muito melhor e mais barato que em São Paulo", disse ela. O mesmo vale para a Inglaterra - como já expliquei aqui, o custo de vida no Reino Unido é bem menor que no Brasil...

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário