ESPECIALISTA INGLÊS AUXILIA METRÔ RIO


Os ingleses, craques em cavar túneis e fazer escavaçōes profundas abaixo da superfície do solo, estão exportando seus conhecimentos técnicos para o Brasil. O consultor britânico Martin Knights está de viagem marcada para o Rio de Janeiro, para dar sua contribuição ao projeto de extensão do metrô carioca, que vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca, beneficiando milhares de pessoas que se deslocam diariamente entre as zonas oeste e sul da cidade. 

Knights, o especialista que viaja para o Rio, é ex-presidente da International Tunneling and Underground Space Association e foi um dos responsáveis pelo projeto do túnel Cern, nos Alpes. E os ingleses entendem mesmo de túneis subterrâneos. Atualmente, em Londres está sendo desenvolvido o gigantesco projeto Crossrail, que prevê novas e importantes ligaçōes no centro da capital. A construção de mais de 32 quilômetros de túneis exige enorme cuidado e a supervisão de um time de arqueólogos; no local já foram encontrados crânios e ossos, parte de um grande cemitério do século XVII. Previsto para ser inaugurado em 2018, Crossrail tem um investimento de 14,8 bilhões de libras (cerca de 22,7 bilhões de dólares).

Túnel sob Rio Thames data do século XIX

Mas esse não é o primeiro grande projeto subterrâneo que os britânicos desenvolveram. Em 1843 (veja só !) foi inaugurado o túnel sob o rio Thames, primeiro projeto do tipo no mundo; o metrô londrino começou a circular em 1863 e o Eurotúnel (túnel ferroviário submarino de 50,5 quilômetros, ligando a Inglaterra à França) foi inaugurado em 1994. 

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