EDIMBURGO: FESTA DE LITERATURA



Chegamos em Edimburgo ontem. Se você gosta de teatro, música, literatura e artes plásticas, agosto é o mês ideal para visitar a cidade. Nas próximas semanas, a capital da Escócia sedia três festivais Internacionais ao mesmo tempo: o Festival das Artes, o do Livro,  e o da Comédia. Os eventos atraem milhōes de visitantes e movimentam a programação cultural da cidade.


Público de todas as idades participa do Festival Internacional do Livro

Hoje eu e o Mike nos dedicamos ao International Book Festival. Em sua 30 a edição, é considerado um dos mais importantes eventos literários do mundo. São dezenas de palestras, debates, workshops, tardes de autógrafos - que contam com a presença de escritores badalados, promessas literárias da nova geração, intelectuais influentes e jornalistas. Esse ano, o festival conta com a presença de Ian Rankin (o mais importante autor de livros policiais da Escócia) e John Banville ( que esteve na Flip em julho), entre outros.  


O pub faz homenagem ao autor de Sherlock Holmes 
Edimburgo tem uma tradição literária muito forte, que data de escritores como Arthur Conan Doyle ("Sherlock Holmes") e vai até os dias de hoje com JK Rowling ("Harry Potter"). Para atrair visitantes que gostam de literatura, a cidade oferece (além do festival do livro), diferentes passeios literários. Um deles é o City of Literature, em que o turista conhece lugares como a Biblioteca Nacional da Escócia e o Museu do Escritor. Outro passeio bacana, que eu e Mike vamos fazer hoje à noite, é o Literary Pub Tour  - em que atores recitam trechos de obras de autores premiados nos pubs favoritos desses escritores.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário