MÚSICAS BRITÂNICAS DE PROTESTO


Nesses dias de mobilização por um país melhor, fiquei pensando nos compositores britânicos e suas músicas de protestos que embalaram os sonhos de mudança do pessoal por aqui.

O primeiro nome que me veio à mente foi John Lennon, é claro. Com os Beatles, ele deu sua mensagem de paz com Give Peace a Chance e Revolution ; mais tarde War is Over  e principalmente Imagine, que se tornou um hino de várias geraçōes.  

David Bowie com When The Wind Blows fez um protesto sobre a guerra nuclear, imaginando os efeitos de um ataque nuclear que teria acontecido em Londres. A banda Duran Duran também se preocupava com o assunto ao escrever Is There Something I Should Know? e Friends of Mine.


Por fim, me lembrei também do U2, que não são britânicos - são irlandeses - e escreveram a linda Sunday Bloody Sunday para lembrar uma tragédia provocada pelos britânicos: em 30 de janeiro de 1972 as tropas britânicas atiraram e mataram 14 manifestantes irlandeses durante uma marcha pelos direitos civis. O protesto era contra a publicação de um decreto do governo britânico que permitia a prisão de suspeitos de terrorismo sem julgamento. 

E você, qual sua música de protesto favorita?

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário