Eu visitei em Londres aquela que é provavelmente a mais famosa peça de mobília do mundo: o divã onde os pacientes de Freud se deitavam e contavam seus sonhos, traumas e fobias. Divã, livros, coleção de arte, documentos e muito mais fazem parte do Freud Museum - a casa onde o pai da psicanálise viveu no último ano de sua vida. É um passeio muuuuuito bacana!!!
Freud mudou-se, com sua família, para a espaçosa casa em Maresfield Gradens, número 20, em setembro de 1938, fugindo do nazismo. Ele hesitou em deixar a Áustria, apesar de suas obras terem sido queimadas e da crescente perseguição a muitos psicanalistas da comunidade judaica. Mas quando sua filha Ana foi levada até o quartel-general da Gestapo para interrogatório, Freud decidiu, com tristeza, deixar Viena (e a casa onde viveu por 47 anos).
Freud levou para Londres muitos de seus e objetos favoritos - quadros, pequenas esculturas e obras de arte grega, egípcia e romana que colecionou por décadas - recriando assim o mesmo ambiente de trabalho que tinha na Áustria. No novo escritório, o cientista, mesmo adoentado - sofria de câncer na garganta - continuou a escrever (completou e publicou "Moises e o Monoteísmo") e a receber alguns pacientes. Freud também trouxe de Viena seus livros preferidos - não apenas sobre psicanálise, mas obras de Shakespeare, Flaubert, Goethe e de assuntos variados como arqueologia, arte, história e filosofia. Infelizmente é proibido tirar fotos do escritório...
Ah, o museu anunciou recentemente que o divã vai passar por uma renovação de cerca de 5 mil libras.
Londres: dicas de passeio
Londres: outras dicas de passeio
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário