FAZER FACULDADE NA INGLATERRA



Sempre recebo emails de leitores revelando o sonho de estudarem numa universidade aqui na Inglaterra - seja fazendo um curso de graduação ou de especialização. Reuni nesse post algumas dicas para quem deseja ter uma experiência semelhante:

1. Inicialmente, sempre ressalto que as universidades na Inglaterra são MUITO caras pois são particulares. Segundo o jornal The Guardian, o investimento que um estudante estrangeiro faz num curso de graduação numa universidade aqui na Inglaterra é de 80 mil libras (cerca da de 240 mil reais). Esse cálculo bate com o do British Council, que lembra que a estimativa dos custos inclui, além da matrícula e mensalidades, despesas com alimentação, livros, acomodação etc. Pós-graduação é mais barato pois os cursos são mais curtos.

2. A melhor opção é, então, tentar conseguir uma bolsa de estudos. Algumas instituiçōes governamentais, educacionais e as próprias universidades oferecem bolsas a estudantes estrangeiros.  O site do British Council  tem muitas informaçōes sobre o assunto. Também vale checar o site Scholarships Developments, que traz as 13 melhores opçōes de bolsas de estudo concedidas (pelo governo e universidades britânicas) a estudantes estrangeiros em 2013/14. 



3. É permitido ao estudante estrangeiro trabalhar enquanto faz a faculdade - 20 horas semanais por meio período e 40 durante as férias ou em estágios. Mas veja bem: o salário não vai ser suficiente para pagar todas as despesas - é apenas uma ajuda.

4. Mas, de qualquer maneira, o primeiro requisito para conseguir uma bolsa de estudos é ter um excelente nível de inglês. Certificados como o IELTS  ( International English Language Testing System) atestam proficiência em inglês. Você pode fazer esses testes de inglês no Brasil. E faz sentido esse requisito, né? Como alguém pode acompanhar o ritmo de uma aula de graduaçåo ou de pós se não conseguir se comunicar ou entender a língua?


4. Existem dezenas de universidades na Inglaterra - como escolher a melhor? Primeiro passo: faça uma lista das universidades que oferecem o curso que te interessa. Segundo passo: fuce os sites dessas instituiçöes. Preste especial atenção nos preços (tuitions) acomodação (housing) e prazos e requisitos sobre applications (ou seja: detalhes sobre como e quando se candidatar). Procure, também, informações sobre o corpo docente, laboratórios disponíveis, linhas de pesquisa. O ideal seria participar de um open day  -  dia em que as faculdades abrem as portas para futuros alunos e oferecem  uma visita monitorada. Assim dá para ter uma boa noção da instituição como um todo e do campus, além de ter a chance de conversar pessoalmente com os coordenadores e professores. 

5. O sistema educacional na Inglaterra é bem diferente do brasileiro. Não há vestibular - o que não significa que a admissão seja mais fácil. Para se candidatar, o aluno deve apresentar o histórico escolar do ensino médio, uma carta de recomendação de um professor, uma carta chamada de personal statement (de próprio punho, na qual o estudante se apresenta, relata seus objetivos acadêmicos e também hobbies, sonhos etc) e o resultado de um teste reconhecido de proficiência linguística. Quem recebe todas essas informaçōes é a Ucas  (University and College's Admissions Service), instituição responsável por fazer a ponte entre os alunos e as universidades.

6. O processo é longo, e deve ser bem planejado, começando cerca de 18 meses antes da data que pretende começar o curso.

Leia também:

Estudar em universidade na Inglaterra

Gostou? Compartilhe:

3 comentários:

  1. Muito interessante.Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oii! Então, as tuition fees são o valor total do curso ou é um valor que vc paga a cada semestre/ ano?

    ResponderExcluir
  3. heyy, nao sei se meu comentário será lido, mas ... eu queria saber se há algum programa de bolsa e tal e meu pedido de desespero e sobre o IELTS.. como ele é feito e se tem algum tipo de material semelhante a prova online para estudos!

    ResponderExcluir