Hoje é o dia que os britânicos comemoram o Natal. A festa começa logo cedo, de manhã. A criançada acorda e quer logo abrir os presentes, que ficam aos pés da árvore. Depois da bagunça gostosa da troca de presentes acontece o café da manhã especial - aqui em casa o Mike prepara salmão defumado, ovos mexidos, crumpets - uma espécie de torrada, que eu amo - e algumas coisas que por mais que eu me esforce não consigo comer no café da manhã: cogumelos, tomate e bacon. Refeição matutina meio esquisita para o meu paladar bem brasileiro, mas que os ingleses adoram.
Almoço natalino: peru e legumes |
As famílias se reúnem para o almoço de Natal - bem parecido com a nossa ceia do dia 24: peru, saladas, arroz festivo e legumes ( a onipresente batata, cenoura, couve-de-bruxelas e parsnips, uma espécie de mandioca). Sobremesa: Christmas pudding.
Uma tradição tipicamente inglesa é a de abrir os crackers - enfeites em forma de tubo, supercolorido, que você compra em qualquer loja ou supermercado por aqui. Os crackers ficam decorando a casa (em cima da lareira ou pendurados na árvore de natal) ou são colocados em cima dos pratos, na mesa do almoço.
Crackers: tradição da festa |
Antes da refeição natalina, cada duas pessoas puxa o cracker, ele abre e sai uma surpresa de dentro dele - geralmente uma coroa de papel laminado dourado, um chocolate, uma caneta - qualquer tipo de lembrancinha mesmo. Durante o almoço muita gente veste a coroa que ganhou no cracker. Nada mais apropriado já que às 3 da tarde, todo mundo liga a televisão para assistir a saudação natalina da Rainha Elizabeth à nação. É um discurso gravado, é claro; a monarca e vários membros da família real passam a data no palácio de Sandringham, norte de Londres.
Gostou? Compartilhe:
0 comentários:
Postar um comentário