MENINA DE NOVE ANOS SACODE BLOGOSFERA


Uma jovem (e põe jovem nisso!) escocesa, Martha Payne, de apenas 9 anos, tem sacudido a blogosfera nos últimos tempos. Martha decidiu começar o seu blog Never Seconds, em abril, para mostrar ao mundo a razão de sua insatisfição com as refeições servidas na cantina de sua escola. Nos posts, a blogueira inclui uma foto da refeição, dá uma nota e diz quanto pagou pelo prato. Pais, mídia e comunidade  ficaram assustados com o relato de Martha, que mostrava o aspecto horroroso da comida e a falta de opções saudáveis, como frutas e legumes.

Refeição medíocre merece crítica no blog

A mídia logo se interessou pelo blog, que foi crescendo - fãs de todo o mundo começaram a enviar para Martha fotos com as refeições bacanas servidas em escolas de lugares distantes como Israel, Canadá, Japão ou Finlândia. A comparação dava mais força ainda ao blog. Logo começaram também as matérias no jornal, TV, internet, rádio - em pouco tempo Martha virou um sucesso estrondos. Hoje em dia o blog tem cerca de 1 milhão de acessos por mês e conquistou fãs famosos, como o chef Jamie Oliver (outro guerreiro na luta pela melhoria da qualidade das refeições servidas aos jovens britânicos, como eu já mostrei aqui). 


A Secretaria de Educação criticada (melhor dizendo humilhada) publica e massivamente resolveu agir e ( pasme !) Martha recebeu uma ordem do diretor da escola para acabar com o blog, que segundo o órgão era injusto e não retratava a realidade. Que idéia de jirico, né? Só alvoroçou mais a mídia, que lançou uma campanha de apoio à menina. Martha resistiu, não desistiu do blog e finalmente o governo fez o que já deveria ter feito desde sempre. Como a blogueira atesta no blog, a qualidade das refeições melhorou bastante.

Mas o problema está longe de ser resolvido. Segundo o jornal Daily Mail, as refeições servidas em escolas no Reino Unido têm piorado consideravelmente nas últimas décadas. Apesar de existirem mais opções (vegetariana e kosher, por exemplo), há menos verba para cozinheiras e merendeiras e o cardápio geralmente privilegia fast food.

Martha, na África, com as crianças que participam
do projeto apoiado por seu blog 

Martha segue seu caminho: doações feitas por seus fãs de todo o mundo atingiram mais de 100 mil libras, destinadas a uma organização de caridade escocesa, Mary’s Meals, que desenvolve projetos com crianças subnutridas em países sub-desenvolvidos. Martha esteve recentemente com os pais em Malawi, na África,para  a festa de inauguração de uma super cozinha que vai alimentar cerca de 2 mil crianças por dia. Que blogueira mais fofa !


Gostou? Compartilhe:

4 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido falar neste blog. Podes dar o link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuga! Qdo você clica no nome do blog, ele te direciona até ele. Será que não está funcionando? Mas o endereço é neverseconds.blogspot.co.uk. Hoje a Martha está falando de uma visita que fez ao show do chef Jamie Oliver.

      Excluir
  2. Olha que coisa curiosa: no Brasil [mais especificamente em Florianópolis, SC], uma menina fez algo parecido. Criou, no Facebook, uma página em que ela relata os problemas enfrentados diariamente por ela em sua escola. Claro que ela tem bem mais dificuldades que a menina britânica, mas, curiosamente, também gosta de postar fotos das suas merendas. Confere só:
    https://www.facebook.com/DiariodeClasseSC

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa meninada está botando para quebrar! A Isadora é outra fofa! A Martha está mesmo famosinha por aqui - ontem esteve com o Jamie Oliver, que virou seu fã. Todo mundo aplaudindo a inciativa e indignado com as autoridades - uma editora (acho que) do Daily Mail escreveu um artigo esculhambando a Secretaria de Ed. e dizendo que se pudesse contratava a Martha para trabalhar no jornal já - jeito para coisa ela já demostrou que tem de sobra...
      Bj

      Excluir