QUEM SE CANDIDATA A ENTRAR NA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE ?

Cambridge: aguardando novos alunos

Para 16 mil jovens ingleses, essa é uma época de muita ansiedade, enquanto aguardam a notícia tão esperada: se foram classificados na primeira fase do processo de seleção para ingressar na Universidade de Cambridge. Primeira no rank de melhores universidades do mundo em 2011, segundo avaliação do reconhecido QS World University Ranking, Cambridge, fundada em 1209, é uma referência de excelência no ensino e na pesquisa. Por isso mesmo, atrai os melhores estudantes não só do Reino Unido, mas de todo o mundo, que sonham em frequentar a universidade de onde já saíram 88 prêmios Nobel.

Sala onde comitê delibera sobre candidatos

Mas o sonho não é fácil. Os 16 mil candidatos disputam 3400 vagas ( apenas na graduação). Cerca de 1/5 dos candidatos são rejeitados antes mesmo da entrevista - Cambridge só considera aqueles que tiveram altas notas nos exames nacionais (que acontecem no final do ensino secundário). Na entrevista, uma banca procura conhecer melhor o candidato, avaliando características que a instituição julga fundamentais para o bom desempenho acadêmico - como auto-confiança, disciplina e capacidade de progredir diante de adversidades. Cambridge também procura candidatos oriundos de 'boas escolas' - as que apresentam alto desempenho acadêmico e que são geralmente privadas. Por causa dessa preferência, a instituição já foi acusada de elitismo.

O sonho também custa caro. A anuidade pode atingir 9 mil libras - teto máximo permitido pelo governo britânico para alunos de cidadania britânica ou da União Européia. Para os demais - como os brasileiros - esse valor pode chegar a 18 mil libras (não incluído alojamento e alimentação).

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário