HOMENS QUE FICAM EM CASA CUIDANDO DOS FILHOS


Trocar fraldas, preparar a papinha e dar a mamadeira. Essas e outras atividades relacionadas com o cuidado de bebês são os assuntos de um guia online que pretende apoiar os pais de primeira viagem. Pais de primeira viagem?? Isso mesmo! Edmund Farrow, com a experiência de 11 anos cuidandos dos dois filhos, decidiu ajudar outros homens que, como ele, por opção ou necessidade, decidiram ficar em casa tomando conta dos filhos - papel que historicamente era reservado às mulheres. O guia aborda, sempre com bom humor, assuntos como as primeiras semanas de vida do recém-nascido, nutrição infantil, maneiras de lidar com a cólica e a falta de sono dos bebês, entre outros.  

Edmund não está sozinho. Ficar em casa cuidando de seus filhos está cada vez mais fazendo parte da rotina de muitos homens no Reino Unido (RU). Estudo do Departamento Geral de Estatística, divulgado pelo jornal The Guardian, mostra que o número de homens 'donos-de-casa' aumentou drasticamente nos últimos 15 anos no RU: em 2011, cerca de 62 mil não travabalham e ficavam em casa cuidando das crianças - número três vezes maior que em 1996 (cerca de 21 mil). Os especialistas acreditam que a tendência tem mais a ver com o desemprego enfrentado por muitos do que com uma opção de vida.

Alguém conhece alguma estatística sobre homens brasileiros que ficam em casa cuidando dos filhos? Será que tem muito brasileiro fazendo isso ou eles são machões demais para tanto?? Ou, ainda, será que eles têm a disposição necessária para encarar a tarefa??

Gostou? Compartilhe:

3 comentários:

  1. Oi, Cláudia! Parabéns por seu blog! Ele traz visões de uma outra cultura que nos permite avaliar nossa própria realidade.

    Aqui no Brasil, pelo que vejo no dia-a-dia, não é incomum homens ficarem em casa. No entanto eles não contribuem no cuidado dos filhos ou na limpeza da casa e preparo da comida. Eles ficam em casa, se fazendo de vítima por estarem desempregados e esperando que a mulher sustente a casa, cuide dos filhos, lave a cueca deles e cozinhe. Conheço alguns casos assim e acho um machismo absurdo!

    Meu marido, que é de uma geração mais recente, já tem uma postura diferente. Alguns homens mais jovens começam a assumir mais responsabilidades em relação aos filhos e à casa. Mas ainda são uma minoria bem mínima.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia! De uma maneira geral o homem britânico casado contribui muito com os afazeres domésticos. Aqui ninguém conta com empregados domésticos, então os maridos ajudam mesmo - e numa boa, sem drama. Beeeem diferente da maioria dos brasileiros. Mas concordo com vc: essa mentalidade brasileira, latina, machista - que trabalho de casa é território feminino - está mudando aos poucos, principalmente entre os mais jovens. Ainda bem!

    ResponderExcluir
  3. A questão aqui não é ser "machão" ou não, é uma questão natural.
    Qual a dificuldade de entender que é um dever natural da mulher cuidar dos filhos enquanto os homens vão trabalhar.
    É simples, homens trazem a comida (a caça) e as mulheres cuidam do lar, das crianças e dos maridos.
    Essa inversão de papéis será MUITO DESASTROSO num futuro próximo.
    Olha para a natureza, tudo tem sua função, cada qual no seu lugar. Mulher, faça o teu papel! Homem, faça o teu papel!

    ResponderExcluir