ABAIXO A REFEIÇÃO CALÓRICA!!

O vilão calórico

Fora frituras, gorduras saturadas e excesso de sal! Ou, em outras palavras, fora o popular combo de almoço das redes de fast food na Inglaterra, composto por bifes de cordeiro, ovos fritos, anéis de cebolas e duas salsichas. A bomba calórica foi considerada a refeição mais maléfica à saúde no país, segundo o livro "Eat this, not that!" ("Coma isso, não aquilo"), lançado recentemente. Só para ter uma idéia do tamanho da encrenca, a rede de pubs (sim, pub também tem rede, igual ao McDonald's!) JD Wetherspoon serve cerca de 12 mil dessas refeições (chamado 'large mixed grill') todas as semanas, por um precinho camarada: cerca de 10,50 libras. Mas, e as calorias?  Ooops - são quase duas mil!

Pret a Manger, uma das redes analisadas

O livro analisa as cadeias populares Pret a Manger, Costa, Café Rouge, Strada e Prezzo, observando que em todas elas o cardápio oferece opções mais leves e muito mais saudáveis. Segundo Tom Stone, editor do livro, em entrevista ao jornal The Daily Mail, "todo restaurante apresenta alguns pesadelos nutricinais; cabe ao cliente fazer a opção certa". Concordo. A Pret a Manger sempre oferece variadas opções de sanduiches naturais, com pães integrais, atum, salmão e muitas folhas.


Mas parece que os britânicos têm mesmo que aprender a se cuidar: recente pesquisa, conduzida pelo European Food Information Council  (Conselho Europeu de Informação Alimentícia) revelou que a população não come verduras nem frutas suficientemente - na verdade come muito menos desses alimentos que a maioria dos outros países da União Europeia. A minha experiência me faz concordar - apesar de os supermercados oferecerem uma boa variedade de frutas e verduras (mas nada tão variado como o que encontramos numa boa feira no Rio), eu noto uma certa insistência nos restuarantes na utilização dos mesmos legumes de sempre - cogumelos, cenouras, ervilhas e, é claro, a estrela maior: a batata!!!

Para piorar, outro estudo (feito pela empresa de consultoria alimentícia NPD) constatou que mais da metade das refeições que os britânicos fazem fora de casa são em redes de fast food - em outras palavras: hamburgers, batata fritas e refrigerantes.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário