EMPREGO E SALÁRIO NA INGLATERRA


Qual o salário de um médico na Inglaterra? E de um professor? Ou de um garçon? É fácil conseguir emprego por aqui? Esse é o tipo de pergunta que muitos leitores me fazem.  Para dimensionar as oportunidades de emprego e salário na Inglaterra, é fundamental considerar alguns aspectos:  

Recessão.  A Inglaterra ainda enfrenta uma das piores recessōes das últimas décadas. A situação está melhorando aos poucos, mas ainda não é fácil conseguir um bom emprego por aqui.


Valor de salários. Os salário de algumas profissōes são bem interessantes, se comparados com a média no Brasil. Por exemplo, os professores ingleses do ensino fundamental estão entre os mais bem pagos da Europa - recebendo cerca de 40 libras (cerca de 120 reais) por hora em sala de aula. Como trabalham cerca de 684 horas por ano, ganham cerca de 27, 8 mil libras por ano - 83 mil reais por ano; cerca de 7 mil reais por mês (dados do pesquisa da Organisation for Economic Co-operation and Development). 




O jornal The Mirror publicou recentemente uma lista com dezenas de profissōes e média de respectivos salários anuais brutos - os dados são do Office for National Statistics, agência do governo. Alguns exemplos (veja a lista completa aqui): 



  • garçons e garçonetes: média de 7.654 libras por ano;
  • enfermeiros: 26.158 libras por ano;
  • veterinários: 32,374 por ano;
  • motorista de trem: 45. 489 libras por ano.
Mas os imigrantes têm acesso a esses empregos e salários?  Os melhores empregos e salários exigem que o profissional seja legal no país, que tenha sua qualificação profissional reconhecida no Reino Unido e seja fluente em inglês. Apresentar essas três exigências não é fácil. O jornal The Guardian publicou no sábado um longo artigo contando a história de profissionais estrangeiros que, ao imigrarem para cá (por motivo de asilo político), conseguiram empregos muito aquém de suas expectativas, porque suas qualificaçōes não foram reconhecidas no Reino Unido. Por exemplo: um advogado paquistanês que mora em Liverpool teve que fazer um curso bem caro na Inglaterra para tentar conseguir emprego na área - ele explicou ao jornal que no seu país tinha mais de 10 anos de experiência; aqui está sendo considerado um novato. 


Tiegisty: qualificação, mas sem emprego
na área

O jornal citou ainda o caso de Tiegisty Kibrom, 27 anos, formada em Ciências da Computação no seu país - Eritreia, no nordeste da África. Apesar do diploma, ela trabalha como arrumadeira num hotel em Londres - seu salário é de 6,31 libras por hora (pagamento mínimo por hora de trabalho). E mesmo fazendo um segundo curso numa universidade britânica  - Internet Computing, pela Manchester Metropolitan University -, ela ainda não conseguiu emprego na sua área.  "I was expecting  I'd get a better job. I am not ashamed to do a cleaning job. It just embarrasses me that, with all my skills, I can't find a single opportunity in my field" ("Eu esperava conseguir um trabalho melhor. Não é que eu tenha vergonha de arrumar quartos. Mas, com as minhas qualificaçōes, é constrangedor que eu não tenha conseguido uma única oportunidade na minha área), disse ela, desolada, ao The Guardian. 


Oportunidades. Mas, apesar da crise e das dificuldades, é claro que muitos imigrantes conseguem bons empregos. Por exemplo: há milhares de médicos estrangeiros trabalhando para o NHS (Serviço de Saúde Pública) no Reino Unido - são mais de 88 mil (sendo cerca de 23 mil desses da Europa). O General Medical Council (semelhante ao nosso Conselho Federal de Medicina) exige, é claro, documentação com comprovação de qualificação profissional e proficiência em língua inglesa aos médicos. Para quem tiver interesse, o  site do NHS oferece informaçōes sobre jornada de trabalho e salário em hospitais da rede pública do Reino Unido.


Esse link da BBC News (pesquisa de 2013) mostra mostra quais são as profissōes em demanda no Reino Undo: entre elas enfermeiras, chefs e vários tipo de engenheiros.

Leia também:

O valor do salário na Inglaterra


Gostou? Compartilhe:

34 comentários:

  1. Adorei o post, muito esclarecedor.
    Porém, quanto à publicação no jornal The Guardian, apesar de com certeza contar, é muito relacionada àqueles que pediram asilo na Inglaterra, e que mesmo tendo feito graduação, não tiveram tempo de pensar em uma pós-graduação ou mestrado na Inglaterra que talvez os "qualificasse" para trabalhar no Reino Unido. Mas será que é mais fácil conseguir emprego se você tiver essa formação extra?

    A lista do jornal The Mirror ajudou bastante a esclarecer minhas dúvidas sobre as profissões na Inglaterra.

    Muito obrigada, Cláudia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna !
      Sem dúvida alguma ter um diploma de pós-graduação faz diferença - mas ele também precisa ser reconhecido no Reino Unido (assim como, no Brasil, um diploma expedido por universidade estrangeira precisa ser reconhecido pelo MEC);
      Eu encontrei esse link da BBC (http://www.bbc.co.uk/news/business-21938085 ) que mostra quais são as profissōes em demanda no Reino Undo: entre elas enfermeiras, chefs e vários tipos de engenheiros.
      Qualquer outra dúvida, estou sempre por aqui.... Boa sorte !!! Claudia

      Excluir
  2. Eu adorei a matéria realmente muito interessante e útil! Mas gostaria de saber como conseguir qualificação profissional reconhecida no Reino Unido? Eu teria que fazer todo o meu curso de novo ou só a pós-graduação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de cada caso. Por exemplo: se vc é médico e deseja trabalhar como tal aqui no Reino Unido deve se informar no site do General Medical Council ( http://www.gmc-uk.org/doctors/index.asp) quais documentos você precisa apresentar para exercer a profissao no Reino Unido. Da mesma forma, se você é engenheiro e deseja trabalhar na área aqui no RU, deve procurar o Engineering Council (http://www.engc.org.uk/international-activity/access-to-practice-in-the-uk ) para maiores informacoes.
      Sucesso ! Claudia

      Excluir
    2. Eu sou professora de inglês/pportuguês, você teria algum site com mais informações sobre a minha área? Muito obrigado pela atenção!

      Excluir
    3. Não entendi sua dúvida: você gostaria de informaçōes sobre oportunidades para uma professora de Português aqui na Inglaterra ou sobre qualificação na sua área? Claudia

      Excluir
  3. Cláudia, muito obrigada pelo link da BBC! Muito interessante e proveitoso. Blog excelente!

    ResponderExcluir
  4. Muitos brasileiros ainda tem uma visão da Inglaterra dos contos de fadas e daqueles filmes maravilhosos da aristocracia, com suas mansões, mordomos e luxo. Só, que poucos se dão conta da crise em que vive a Europa atualmente. Por isso, sugeri a vc uma reportagem sobre os aristocratas que hj vivem em dificuldades financeiras. Gosto muito do seu blog, pq admiro o estilo de vida inglês (o de antigamente, é claro, rsrs). E estou aguardando seu texto. Abraço, Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, você está certíssimo ! Aqui no blog, quando escrevo sobre emprego aqui na Inglaterra (muuuitos leitores me perguntam sobre isso !) tento explicar sobre a crise e deconstruir um pouco essa idéia de conto de fada que muita gente ainda tem ! E a idéia do post está na minha lista ! abraço !

      Excluir
  5. Olá, Cláudia,

    Recebi uma proposta de emprego, uns 42mil libras por ano, cargo em nível de supervisão, pode ser considerado um salário razoável? O local de trabalho seria em Hereford, sabe dizer algo sobre o custo de vida na região?
    Outra coisa, a empresa já enviou o contrato de trabalho para ser assinado, e vinculou o envio dos documentos para imigração à devolução do mesmo assinado, esse procedimento é o usual? Além disso, o processo de imigração é complicado/caro?

    grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto ! Respondendo suas perguntas:

      1.De acordo com o Office for National Statistics (orgao oficial do governo britânico), o salário médio no Reino Unido é 26.500,00 de libras por ano - veja matéria aqui sobre o assunto:

      http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/uk-average-salary-26500-figures-3002995

      2. Link sobre aluguel de imóveis em Hereford:

      http://www.home.co.uk/for_rent/hereford/current_rents?location=hereford

      3.Para morar e trabalhar no Reino Unido vc vai precisar de visto, sim. Quem lida com o assunto é o UK Border Agency. O site da agência oferece todas as infs sobre o processo de soliticao de visto :

      https://www.gov.uk/government/organisations/uk-border-agency

      Boa sorte !

      Excluir
  6. Prazer, gostei muito do seu blog, então, gosto muito da cultura dos ingleses, admiro muito a educação inglesa, eu não sei se já ouviu falar na Spurgeon's College, é uma escola cristã, criada por Charles Spurgeon, um pastor do século XIX, que tem uma linda história na vida da igreja na Inglaterra assim como Wesley etc... Enfim, achei interessante sobre suas postagens sobre empregos e custos, eu quero estudar nessa escola e não viso um determinado emprego, só quero me manter aí durante o curso, bem ainda não é uma realidade é uma ideia, só que peço sua ajuda, para indicar sites, ou alguma coisa que talvez seja do seu conhecimento para que eu possa pesquisar ou entrar em contato, porque não faço a miníma ideia, onde procrar emprego etc...ah, a escola fica em Londres, agradeço, fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! Q bom q vc gosta do blog. Sobre sua dúvida: nunca tinha escutado falar dessa escola, mas eu procurei no google :http://www.spurgeons.ac.uk ! Boa sorte !

      Excluir
  7. quanto ganha um advogado por hora ai?, eu vou ter que fazer outra faculdade.. para trabalhar em londres?

    ResponderExcluir
  8. Oi Claudia. Meu nome é Luisa... Sempre leio seu blog e gosto muito...
    Tenho duas dúvidas sobre viver aí..
    1. Terminei meu ensino medio, se eu quiser fazer faculdade um Londres qual seria minha melhor forma de fazer isso? ( em questão de estadia, emprego, etc...)
    2. Sobre o vísto de residência, como faço para adiquiri-lo? por exemplo eu teria que tê-lo antes ou depois da conclusão da faculdade se quiser morar e trabalhar aí?!
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa ! Que bom que você gosta do blog ! Sobre suas dúvidas:

      1.Como as faculdades no reino Unidos são privadas e caras, o melhor seria você tentar conseguir uma bolsa. Infos no site do British Council.
      2. O visto de estudante a pessoas que estejam matriculados em cursos no país.
      Boa sorte !

      Excluir
  9. Olá, parabéns pelo blog! Eu estou terminando a graduação e pretendo fazer pós e trabalhar o exterior. Faço nutricao, mas ainda não sei qual o melhor país para que eu possa fazer minha especialização nessa área. Pelo que pesquisei, gostei da Espanha, França e Portugal. O que devo fazer e como proceder para me informar sobre faculdades, empregos e salários? Um beijo e muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline! O British Council promove a cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de cultura, língua inglesa, esportes e educação. É uma excelente porta de entrada para quem deseja conhecer oportunidades de estudo na Inglaterra. @brBritish.
      Boa sorte!

      Excluir
  10. Olá, Cláudia!
    Irei para Chester este mês! Sou professora primária e desejo saber se teria chance de lecionar lá. Tenho formação em Pedagogia. Eles admitem professores estrangeiros para esse nível na Inglaterra?

    ResponderExcluir
  11. Oi Claudia! Adorei o seu post, muito esclarecedor!
    Sou projetista de estruturas metálicas com 6 anos de experiência na área, tenho curso técnico de projetos mecânicos, você acha que eu consigo arrumar um emprego na minha área de atuação? Quais são as minhas chances? Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. OI CLAUDIA, TUDO BEM COM VOCÊ?

    ADOREI TUDO O QUE VOCÊ MOSTROU. E POR CONTA DISSO GOSTARIA DE SUA AJUDA NO INTUITO DE SABER COMO É A VIDA DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NO MEU RAMO DE ATIVIDADE E SE POSSO TRANSFERIR MEU CURSO AI PARA A INGLATERRA.

    SOU ESTUDANTE DE ENGENHARIA CIVIL E TENHO UMA PEQUENA EMPRESA NO RAMO, QUE PRESTA SERVIÇOS TANTO PARA OUTRAS EMPRESAS, QUANTO PARA ARQUITETOS, CLIENTES DIVERSOS E INDÚSTRIAS EM GERAL.

    DESEJO SABER QUAL O SALÁRIO DE PEDREIROS, PINTORES, ELETRICISTAS E ENCANADORES E SE VALE A PENA ME TRANSFERIR PRA ESTE PAÍS PARA TRABALHAR NESTE RAMO.

    ATS;

    MÁRIO SANTANA;
    RECIFE - PE.

    ResponderExcluir
  13. posso cursar medicina no Brasil e exercer na Inglaterra (ou vice verça) sem problema? A especialização feito no Brasil não tem valor lá, por acaso a deles tem valor aqui?

    ResponderExcluir
  14. Olá ! Quanto ganha em média uminstalador de vidro Temperado na Inglaterra

    ResponderExcluir
  15. Olá ! Quanto ganha em média uminstalador de vidro Temperado na Inglaterra

    ResponderExcluir
  16. Claudia, você saberia me dizer quanto ganha uma pessoa que trabalha em Hotel de Luxo em Londres? Para serviços como camareira, servir café, cleaner? Obrigado e aguardo sua resposta. Paula Albuquerque

    ResponderExcluir
  17. Oi Claudia, gostei muito do seu blog. Sou Geóloga com experiência em Petróleo recebi uma oferta de trabalho de uma Empresa na Inglaterra e não tenho ideia da faixa salarial de um profissional da minha are no Reino Unido, ainda mais trabalhando embarcada no Mar do Norte, será que você poderia me ajudar.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,
    estava seguindo seu blog. E resolvi pedir socorro risos.
    Sou enfermeira tenho 25anos e recebi uma proposta de emprego da bennett construção. Com vários beneficios e um contrato de trabalho e uma exigência de pagamento antecipado de um mês de aluguel pela Quality Service Apartments, e eles pagar o restante porem to com medo de ser um golpe. Dizem que e uma forma de ter certeza de que e serio antes de mandarem as passagens e tudo mais.
    o que me indicaria?
    Ouviu falar dessas empresas ?

    Enviado pelo meu Windows Phone

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,
    estava seguindo seu blog. E resolvi pedir socorro risos.
    Sou enfermeira tenho 25anos e recebi uma proposta de emprego da bennett construção. Com vários beneficios e um contrato de trabalho e uma exigência de pagamento antecipado de um mês de aluguel pela Quality Service Apartments, e eles pagar o restante porem to com medo de ser um golpe. Dizem que e uma forma de ter certeza de que e serio antes de mandarem as passagens e tudo mais.
    o que me indicaria?
    Ouviu falar dessas empresas ?

    Enviado pelo meu Windows Phone
    Email rebecabello20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Trabalho como Pintor Decorador no Reino Unido, na Cidade de Carlisle com um contrato cujo o meu vencimento líquido anual é de 18.000€.
    Pertenço saber qual o vencimento dum Pintor da C. CIVIL no Reino Unido

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde
    Eu to legalizada aqui em Portugal com residência,atualmente trabalho como cabeleireira.
    Gostaria de saber quanto ganha uma cabeleireira ai e como consigo arrumar trabalho ai?
    Obs:não domino o inglês
    Agradeço essa informação

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber como é o trabalho de uma pessoa formada em TI na Inglaterra

    ResponderExcluir
  23. Ao contrário que pareça mas a verdadeira realidade é que os Ingleses são pouco trabalhadores isto é na Construção Civil e são muito Racistas porque pensão que os Emigrantes lhes roubam o Emprego " Filhos da Puta " não querem trabalhar na Construção e depois fazem comentários de Merda agora se me perguntarem !!! qual é a minha opinião sou claro.... Temos Emigrantes que se abaixarão ás ideias destes filhas da "PUta" até mais á casais que praticam o Adultério para agradar..... Uma Miséria.... se és Emigrante Honesto manda foder os Ingleses eles e elas que trabalham deixem de andarem na Borga.... Se eu falo assim é porque tenho razões vivo com estas Bestas mas não sou Escravo querem os meus Trabalhos tem que me pagar aquilo que eu quero se não mandos "foder"
    Desculpem se fui malcriado .... Mas um Ribatejano é aquele que pega os Bois pelos Cornos.....

    ResponderExcluir