VAN GOGH NA NATIONAL GALLERY, LONDRES


Quando Vincent Van Gogh morreu, em 1890, aos 37 anos, os familiares e amigos que compareceram ao seu enterro carregavam lindos girassóis amarelos. A flor sempre teve significado especial para o artista: Van Gogh produziu inúmeros quadros de girassóis - entre eles a célebre série Sunflowers, que mostram as flores em uma jarra. Duas das telas dessa série podem ser apreciadas agora, lado a lado, na National Gallery, em Londres. 

A tela "Girassóis" (1889), à direita na foto, foi emprestado pelo Museu Van Gogh à instituição britânica, que é dona de "Girassóis" (1888, à esquerda). Só restam outras três obras da série, guardadas por museus de Tóquio, Munique e Filadélfia.

A história da produção das telas é interessante:  em 1888, VanGogh convidou seu amigo Paul Gauguin para para se juntar a ele no sul da França, onde pintava inspirado pelo exuberante luz e cor do local. Van Gogh pintou a série de girassóis para decorar o quarto do amigo - um gesto de amizade e boas vindas.

Para levar para casa: lembranças de girassóis na loja do museu

Eu e o Mike visitamos a exposição - The Sunflowers é certamente, no momento, a mais importante mostra da National Gallery. Sempre há fila para entrar na sala onde os quadros estão sendo exibidos. Nessa sala, há apenas as duas telas, magníficas. Vários funcionários do museu foram especialmente designados para a mostra: eles orientam o público, organizam a fila e, claro, impedem os frequentadores mais de tentar qualquer tipo de saliência, como fotografar dos quadros. Só dá mesmo para fotografar os girassóis possíveis de consumo, na lojinha do museu: camisetas, livros, almofada, chaveiros, capa de óculos - todos com a estampa das famosas flores.

 The Sunflowers permanece na National Gallery até o dia 27 de abril. 

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário