SEGREDOS NO LEQUE DA JANE AUSTEN


As coisas que a gente aprende nos museus... Em recente visita ao Jane Austen Centre, na histórica cidade de Bath, fiquei sabendo um pouco mais do estilo de vida, códigos sociais e outros segredinhos da época em que viveu a escritora (1775-1817). Adorei saber, por exemplo, que as jovens de então podiam indicar sentimentos, intençōes e desejos pela maneira com seguravam seus leques. Explico melhor: ao colocar o leque aberto, ela indicava ao seu paquera : "Siga-me "! Já ao segurar o leque fechado, na mão esquerda,  ela estava dizendo: "Quero falar com você". 

Mais famosa moradora de Bath, Jane Austen viveu na cidade entre 1801-1806. O Jane Austen Centre, que está comemorando 200 anos de publicação de "Razão e Sensibilidade ", localiza-se na belíssima Gay Street.  Jane Austen viveu nessa mesma rua, numa casa a poucos metros de distância.

Toda a equipe que trabalha no centro se veste de acordo com a moda da época - o que ajuda para ir entrando no clima do mundo de Austen. Iniciamos a visita assistindo a uma curta palestra sobre a relevância da literatura da escritora, que faz um tremendo sucesso não apenas na Inglaterra, mas em todo o mundo (inclusive no Brasil). Toda a equipe que trabalha no centro se veste de acordo com a moda da época - você pode conferir no vídeo abaixo Jane, a visitor services manager (algo como "gerente de relacionamento"), se apresentando ao público.



Aliás, o público também pode se vestir a caráter e eu, claro, não perdi a oportunidade: esolhi vestido, chapéu e leque ! Tenho virado uma expert em me transportar para diferentes épocas durante visitas a museus rs !!!







Em seguida, percorremos a exibição, que revela como a experiência de morar na linda cidade histórica de Bath influenciou a vida de escritora e se refletiu na sua obra. Interativo, o museu mostra como era o estilo de vida, moda e tradiçōes da época - tão bem retratados nos livros de Jane Austen. Adorei tudo, principalmente por estar fazendo na Universidade de Liverpool um curso sobre os livros da autora...

Gostou? Compartilhe:

Um comentário:

  1. Muito legal mesmo!Eu como super fã da Jane Austen, amei!

    ResponderExcluir