MEUS PRÉDIOS FAVORITOS EM LIVERPOOL


Essa foto é da Walker Art Gallery - um dos prédios históricos mais lindos do centro de Liverpool. Adoro passear a pé por aqui, apreciando a linda arquitetura dessa região.  Como em toda a Inglaterra, prédios e construções com importância histórica são cuidadosamente identificados e preservados (são chamados de listed buildings). Em Liverpool, são 2500 construções identificadas, seja por seu valor histórico, arquitetônico ou cultural. Muitas delas são preciosidades da era vitoriana e não podem ser demolidas ou alteradas a não ser com permissão especial das autoridades. 

Para conhecer e entender melhor a arquitetura dos prédios da cidade decidi fazer um curso sobre o assunto. Mas isso vai ser só em janeiro... Hoje, para ir entrando aos poucos no clima, decidi reunir fotos que tirei de alguns dos meus prédios históricos favoritos no centro da cidade:

Royal Liver Building, um dos cartões postais da cidade, se impõe com seus 90 metros de altura.  No topo do edifício, inaugurado em 1911, dá para ver os dois pássaros (os liver birds) que dão nome ao prédio e, segundo a lenda, protegem a cidade. 
Na esquina da Water Street com a Castle Street localiza-se a sede da Prefeitura (a Town Hall), cuja construção data de meados do século XVIII. Como muitos prédios na cidade, ganha uma iluminação especial para celebrar festas, como as de fim de ano (foto do ano passado).


O Empire Theatre,  que fica a Lime Street, foi inaugurado em 1925. Com capacidade para 2.500 pessoas, é um dos maiores do país



Já falei do belíssimo St George's Hall. Imponente, ele abriga hoje alguns serviços públicos municipais - entre eles o cartório geral da cidade, e é super popular popular entre quem vai casar na cidade. Eu e o Mike vamos casar aí





Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário