FESTIVAL CELEBRA IRLANDA


Liverpool localiza-se geograficamente perto da Irlanda - veja só no mapa. O vôo do aeroporto John Lennon até Dublin dura somente 40 minutos. Mas a ligação vai além da proximidade física - quando a Irlanda enfrentou uma terrível epidemia de tifo e um período de fome decorrente da queda na produção agrícola, (em meados do século XIX), milhares de imigrantes irlandeses foram tentar vida nova em Liverpool. Resultado: as estimativas avaliam que cerca de 3/4 da população da cidade inglesa tem raízes irlandesas. A contribuição irlandesa em Liverpool se deu em áreas como música, literatura, artes plásticas e esporte. 

Liverpool Irish Festival, que começa hoje, celebra toda essa enorme herança cultural da Irlanda na cidade. Na sua 11 a edição, o evento dura 10 dias e inclui apresentaçōes de músicas e danças típicas em pubs; palestras sobre escritores irlandeses, como Oscar Wilde; festival de filmes irlandeses e muito mais ! 

Eu assisti em Dublin, ano passado, um espetáculo de tradicional dança irlandesa - e adorei ! É um sapateado vigoroso -  em solo ou grupo - que exige movimentos rápidos dos pés, incrível agilidade, flexibilidade, coordenação e força dos dançarinos. Eu filmei um pouquinho para vocês naquela época, mas esqueci completamente de postar. Faço agora:





Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário