EXPOSIÇÃO: BACON E MOORE EM OXFORD


A exposição "Flesh and Bone", em cartaz no Ashmolean Museum, em Oxford, promove um encontro entre as obras de dois gigantes do cenário artístico britânico: o pintor Francis Bacon (1909/1992) e o escultor Henry Moore (1898/1986). Segundo crítica do jornal The Guardian, trata-se de uma das "melhores e mais provocativas mostras do ano". Para o jornal The Times, é "a mais fascinante exibição de 2013". Em outras palavras: imperdível. ainda em lua-de-mel, eu e o Mike fomos até lá conferir. Adoramos.


Primeira foto: a escultura Reclining Figure de Moore.
Acima: Head VI, de Francis Bacon, inspirada numa pintura
 retratando o Papa Inocêncio  IX,
feita por Velasquez

As 60 peças reunidas abordam temas comuns aos dois artistas, especialmente a figura humana,   retratada sempre de maneira distorcida e atormentada por Bacon, e em monumentais esculturas de bronze por Moore. A exposição lembra a influência de mestres do passado - como Michelangelo e Rodin - na obra dos dois britânicos, que são considerados os mais importantes artistas do Reino Unido do século XX.

Bacon e Moore já tiveram suas obras expostas conjuntamente antes - sempre atraindo enorme público. A mostra em Oxford, que vai até o dia 19 de janeiro, promete repetir o sucesso.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário