QUAL A SEGUNDA LÍNGUA INGLATERRA ?



Você sabe qual a segunda língua mais falada na Reino Unido? Acertou quem disse 'polônes' - língua de cerca de 546 mil pessoas que moram por aqui. Os dados são do Censo 2011, que também mostrou que Londres continua sendo uma Torre de Babel: foram registradas nada menos que 100 línguas estrangeiras faladas por moradores da capital.

A pesquisa revelou ainda que uma em cada cinco pessoas que moram em Londres não usa o inglês como sua primeira língua. E cerca de 140 mil moradores do RU não sabem falar nada de inglês! 

Os jornais publicaram os dados do Censo com destaque na primeira página e dezenas de leitores comentaram a notícia. Muitos ingleses reagiram à matéria do Daily Mail como Tony, de Londres, que lamentou, amargamente, a invasão dos estrangeiros: "Trabalho em East London, onde quase ninguém fala inglês. Eu me sinto um estrangeiro quando vou nas lojas por lá ". Irônico, um outro leitor disse: 'Vou mudar meu nome para Gazki para ver se consigo um emprego', uma clara referência aos imigrantes, que, para muitos, 'roubam' os empregos dos nativos. 

Cheetham Hill Road, em Manchester: diversidade cultural


Uma das ruas que mais reflete a diversidade ingleses é a Cheetham Hill Road, em Manchester, onde convivem, lado a lado, uma delicatessen polonesa, pubs irlandeses, confeitaria árabe, supermercado paquistanês e cabelereiro jamaicano. O Censo mostrou que para quase a metade (48%!) dos moradores do distrito Norte da cidade - lar de imigrantes vindos de todos os cantos do planeta - o inglês não é a primeira língua. Eu já tinha falado dessa diversidade cultural de Manchester aqui.


Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário