EXÓTICA MANCHESTER


Manchester (no noroeste da Inglaterra) é geralmente retratada como uma cidade fria, muito úmida e sem grandes atrativos - um lugar meio sem graça mesmo. Nada mais injusto. Trata-se de uma das cidades mais exóticas e interessantes do mundo - dona de uma diversidade cultural fantástica, de acordo com pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Manchester. O estudo revela que a cidade rivaliza com Nova Iorque e Paris no quesito mix étnico e linguístico: são 153 línguas faladas em cidade inglesa! 

Com 500 mil habitantes, Manchester é a terceira maior cidade da Inglaterra. O mix cultural é consequência do enorme número de imigrantes e estudantes estrangeiros que frequentam universidades e vivem lá. O boom de imigrantes se intensificou no século XVIII, com a revolução industrial, quando a indústria local cresceu e atraiu um número enorme de trabalhadores em busca de trabalho. Mais recentemente, a política adotada pelo NHS (National Helath Systema, o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido) de contratar profissionais da área médica de outros países (é impressionante o número de médicos gringos por aqui, mas isso é assunto para outro post), contribuiu para sedimentar esse padrão de diversidade.

Diversidade étnica em Manchester

Em Manchester é comum você ouvir outras línguas - além do inglês - sendo faladas por residentes nas ruas, como dialetos da Índia e de países africanos . E algumas línguas mais raras e exóticas também, como o Uyghur (falada por muçulmanos no noroeste da China) e o Nahuati (língua mãe dos antigos astecas do México).  Haja diversidade!

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário