O QUE OS CHEFS COMEM EM CASA



Eu não cozinho nada - o que não me impede de adorar assistir a programas de culinária na TV. Acompanho vários chefs e copio as receitas com toda intenção de tentar reproduzir alguma no fim de semana  (o que, é claro, nunca acontece). Por isso fiquei bem feliz quando vi que o jornal The Guardian publicou uma matéria especial mostrando o que os mais festejados chefs britânicos comem e cozinham em suas casas. Ah, imaginei, deve estar repleto de receitas maravilhosas que eles realmente gostam de preparar para a família...

A matéria é bem organizada: cada chef fez um pequeno diário, explicando o que comeu no café da manhã, almoço e jantar durante sete dias. A matéria vinha ilustrada com fotos das refeições preparadas em casa ou daquelas que o chef comeu num restaurante.

Refeições da Nigella: um almoço foi só abacate

Bem, sabe o que eu descobri? Que a maioria desses chefs não tem tempo, disposição ou paciência para cozinhar fora do ambiente de trabalho! Eles levam realmente uma vida atribulada, repleta de compromissos profissionais e, me parece, cozinhar em casa é a última das prioridades.

A Nigella, por exemplo. Em uma semana, o que ela mais comeu foram sanduiches gourmet (aqueles chiques, preparados em bistrôs). Cozinhar mesmo, ela só cozinhou um penne com presunto meio mixuruca e muitos legumes grelhados. Se eu fosse filha da Nigella ia reclamar muito - na TV aquelas receitas de dar água-na-boca e em casa apenas uma massinha???? Vai ver que ela quer manter o corpicho, agora que emagreceu uns seis quilinhos, como você pode ver pela foto acima.

Angela: louca por um docinho

O Heston Blumenthal, chef do estrelado restaurante The Duck, é um caso ainda mais sério. Esse aí nem come - se entupiu de chá e pulou diversas refeições. A desculpa é que anda super atarefado testando novidades para sua nova linha de refeições que ele vende no supermercado Waitrose (que faz a linha chiquezinho aqui na Inglaterra).

Já a chef do elegante restaurante Murano (Londres), Angela Hartnett, faz uma linha formiguinha. Seu diário mostrou que, quando tem uma oportunidade, a chef não hesita em trocar uma refeição balanceada por um doce.

Uma coisa eu aprendi lendo sobre o dia-a-dia desses chefs. Eles sabem aproveitar aquelas sobrinhas que a gente sempre tem na geladeira. Num passe de mágica, quando se dispõem a cozinhar, transformam duas azeitonas, um punhado de espinafre e um restinho de queijo num prato espetacular. Mas isso eles não explicaram como fazem.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário