CARTAS REVELAM SEGREDO DE ESCRITORA


Eu conheci a obra da escritora irlandesa Iris Murdoch há cerca de 20 anos, quando li o seu livro "A fairly honourable defeat" (não conheco a tradução para o português), que simplesmente adorei (recomendo) e reli em várias outras fases de minha vida. Iris é super conhecida no Reino Unido, publicou 26 romances, ganhou prêmios e teve sua batalha contra a doença de Alzheimer documentada em livro lançado por seu marido e que mais tarde se trensformou em filme (o bonito "Iris", com Judi Dench e Kate Winslet se revezando no papel principal - esse filme foi lançado no Brasil).


Pois bem. Agora a Universidade de Kingston revelou que acabou de adquirir uma coleção de cerca de 250 cartas escritas por Iris para uma de suas melhores amigas - e as cartas mostram - que foi na verdade sua amante durante muito tempo, a filósofa Philippa Foot. A correspondência, avaliada em 107 mil libras, foi trocada entre as duas durante um longo período - de 1940 até a década de 90, pouco antes da romancista morrer.

Segundo Anne Rowe, diretora do centro de estudos da universidade especializado na literatura da irlandesa, as cartas oferecem uma rara oportunidade de entendimento da vida privada e das reflexões da escritora.

Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário