PUBS NA INGLATERRA






Os pubs são uma outra tradição inglesa que eu adoro. O pub é o quintal da casa do povo por aqui, onde eles vão a toda hora: depois do trabalho, com os colegas, para dar uma relaxada; nos fins de semana com a família e os amigos; ou mesmo sozinho, para tomar uma cervejinha. O pub é também espaço para comemorações: aniversários, campeonatos de futebol e até mesmo de despedidas de solteira - tudo acontece ali.



Interior: escurinho e muita madeira
Pub que é pub vive lotado e tem seus clientes fiéis. A decoração é super vintage. Ou seja: muitos quadros e provérbios nas paredes, mesas de madeira, carpetes encorpados - e ambiente meio escurinho. O público é eclético, dá de tudo: jovens mal saídos da adolescência, homens e mulheres executivos, e senhoras de cabelos brancos.

Nome de pub é uma festa. Antigamente  eram patrióticos ou evocavam a realeza de alguma maneira – como The Crown, The Royal Oak, The Red Heart. Hoje é diferente, quanto mais nonsense, melhor. Me divirto com o nome de alguns pubs, como Pig and Whistle (O Porco e o Assovio), The Hairy Lemon (O Limão Cabeludo), Mad Dog (Cachorro Louco) e The Quiet Woman (A mulher silenciosa).


A maioria dos freqüentadores bebe cerveja mesmo. Os pubs mais tradicionais não têm garçons – você pede e paga no balcão e leva a bebida para a sua mesa. Se quiser beliscar ou comer uma refeição rápida, é a mesma coisa: pede e paga no balcão também. Nos pubs mais moderninhos é um pouco diferente: os garçons trazem o cardápio, você faz seu pedido, aguarda um pouco e já é servido. Mas além da cerveja, a maioria dos pubs oferece vinho também.
Fish and chips: refeição clássica e
sempre presente no cardápio de
um pub
Os pubs geralmente abrem às 11 da manhã. Alguns servem refeições na hora do almoço, mas não são todos não. Tradicionalmente, comida de pub é descomplicada e rápida. Além do tradicional ‘fish and chips’ (peixe à milanesa com batata frita, geralmente acompanhado de purê de ervilhas e molho tártaro),  opções populares são ‘bangers and mash’ (salsichas com purê de batata) e ‘Shepherd's Pie’ (uma espécie de escondidinho, recheado com legumes).
Mas hoje em dia existem muitos gastropubs, que são mais chiquezinhos e servem refeições mais sofisticadas. Muitas vezes o tradicional fish and chips está lá no cardápio, mas numa versão moderninha.

E existem muitas cadeias de pubs. Ou seja: você encontra o mesmo pub em diferentes cidades do país.

Beehive: pub tradicional no
centro de Liverpool
Em Liverpool não é diferente - a oferta de pubs é enorme. Se você estiver em Liverpool One - área central da cidade e recheada de lojas bacanas -, não deixe de dar um pulo no Beehive (Paradise Street). Tem mesinhas do lado de fora, é uma gracinha, e serve refeições.
Perto dali ficam outros dois pubs bacanas, perfeitos para quem quer sentir como é um pub inglês: o The Cornmarket e o Slaughterhouse, ambos bem antigos. O The Cornmarket fica meio escondidinho, na The Old Ropery Street, é dá a impressão de ser pequeno. Mas que nada! Tem até um beer garden - um jardinzinho para se apreciar melhor a bebida. O The Slaughterhouse fica pertinho, na Fenwick Street, e diz a lenda que é assombrado por fantasmas (mas só de madrugada, quando está fechado rs).


The Philharmonic é imponente
Um pub que impressiona é o The Philharmonic (Hope Street). É imponente mesmo: construído pelo arquiteto Walter Thomas em 1898, é bem espaçoso, com mosaicos no chão, painéis de mogno e janelas com vitrais.




A história dos pubs – ou public houses – data da época da ocupação romana na Inglaterra (a partir de 40 aC), quando estradas foram construídas possibilitando viagens de longas distâncias. Surgiram, assim, os pubs, que ofereciam comida, bebida e hospedagem aos viajantes. Com o tempo, os pubs passaram a constituir um espaço de encontro da população, que comentava os assuntos relacionados à vida da comunidade. Durante a Idade Média, ganharam uma característica que permanece até hoje em muitos deles: a placa do lado de fora, erguida com o objetivo de indicar que ali se vendia cerveja e também para manter os pubs visíveis aos fiscais.

Gostou? Compartilhe: