Os pubs são uma outra tradição inglesa que eu adoro. O pub é o quintal da casa do povo por aqui, onde eles vão a toda hora: depois do trabalho, com os colegas, para dar uma relaxada; nos fins de semana com a família e os amigos; ou mesmo sozinho, para tomar uma cervejinha. O pub é também espaço para comemorações: aniversários, campeonatos de futebol e até mesmo de despedidas de solteira - tudo acontece ali.
Interior: escurinho e muita madeira |
Nome de pub é uma festa. Antigamente eram patrióticos ou evocavam a realeza de alguma maneira – como The Crown, The Royal Oak, The Red Heart. Hoje é diferente, quanto mais nonsense, melhor. Me divirto com o nome de alguns pubs,
A maioria dos freqüentadores bebe cerveja mesmo. Os pubs mais tradicionais não têm garçons – você pede e paga no balcão e leva a bebida para a sua mesa. Se quiser beliscar ou comer uma refeição rápida, é a mesma coisa: pede e paga no balcão também. Nos pubs mais moderninhos é um pouco diferente: os garçons trazem o cardápio, você faz seu pedido, aguarda um pouco e já é servido. Mas além da cerveja, a maioria dos pubs oferece vinho também.
Fish and chips: refeição clássica e sempre presente no cardápio de um pub |
Os pubs geralmente abrem às 11 da manhã. Alguns servem refeições na hora do almoço, mas não são todos não. Tradicionalmente, comida de pub é descomplicada e rápida. Além do tradicional ‘fish and chips’ (peixe à milanesa com batata frita, geralmente acompanhado de purê de ervilhas e molho tártaro), opções populares são ‘bangers and mash’ (salsichas com purê de batata) e ‘Shepherd's Pie’ (uma espécie de escondidinho, recheado com legumes).
Mas hoje em dia existem muitos gastropubs, que são mais chiquezinhos e servem refeições mais sofisticadas. Muitas vezes o tradicional fish and chips está lá no cardápio, mas numa versão moderninha.
E existem muitas cadeias de pubs. Ou seja: você encontra o mesmo pub em diferentes cidades do país.
Beehive: pub tradicional no centro de Liverpool |
Em Liverpool não é diferente - a oferta de pubs é enorme. Se você estiver em Liverpool One - área central da cidade e recheada de lojas bacanas -, não deixe de dar um pulo no Beehive (Paradise Street). Tem mesinhas do lado de fora, é uma gracinha, e serve refeições.
Perto dali ficam outros dois pubs bacanas, perfeitos para quem quer sentir como é um pub inglês: o The Cornmarket e o Slaughterhouse, ambos bem antigos. O The Cornmarket fica meio escondidinho, na The Old Ropery Street, é dá a impressão de ser pequeno. Mas que nada! Tem até um beer garden - um jardinzinho para se apreciar melhor a bebida. O The Slaughterhouse fica pertinho, na Fenwick Street, e diz a lenda que é assombrado por fantasmas (mas só de madrugada, quando está fechado rs).
The Philharmonic é imponente |
Um pub que impressiona é o The Philharmonic (Hope Street). É imponente mesmo: construído pelo arquiteto Walter Thomas em 1898, é bem espaçoso, com mosaicos no chão, painéis de mogno e janelas com vitrais.
A história dos pubs – ou public houses – data da época da ocupação romana na Inglaterra (a partir de40 aC ), quando estradas foram construídas possibilitando viagens de longas distâncias. Surgiram, assim, os pubs, que ofereciam comida, bebida e hospedagem aos viajantes. Com o tempo, os pubs passaram a constituir um espaço de encontro da população, que comentava os assuntos relacionados à vida da comunidade. Durante a Idade Média, ganharam uma característica que permanece até hoje em muitos deles: a placa do lado de fora, erguida com o objetivo de indicar que ali se vendia cerveja e também para manter os pubs visíveis aos fiscais.
A história dos pubs – ou public houses – data da época da ocupação romana na Inglaterra (a partir de
Gostou? Compartilhe: