Eu não sei se isso acontece com vocês, mas eu fico sempre abismada com os preços que algumas obras de arte atingem em leilōes, especialmente quando acontecem em casas famosas como a Christie's, em Londres. Mestres como Picasso, Van Gogh produziram realmente quadros lindos - mas alguém pode me explicar como um tubarão de 5 metros de comprimento e duas toneladas, mantido numa tina com formol e que estava começando a se decompor pode ter sido vendido por $ 12 milhōes????!!! Isso aconteceu em 2004, e a 'obra' era do britânico Damien Hirst (esse aí da foto com o tubarão), um super polêmico astro do mercado das artes. Astro porque suas peças atingem cifras impressionantes. E (super) polêmico, porque nem todo mundo aprecia sua arte - alguns críticos na verdade desprezam sua produção.
Bem, para tentar entender esse mercado louco, comprei dois livros: Seven Days In The Art World, de Sarah Thornton, e The 12 Million Dollar Stuffed Shark: The Curious Economics of Contemporary Art, de Don Thompson. Ambos exploram e explicam esse complexo mundo - sua organização, articulação e funcionamento.
Le Rêve, vendido por 120 milhōes de euros, é o Picasso mais caro mundo |
Colunista da prestigiosa revista britânica The Economist, Sarah afirma que a arte contemporânea se tornou um entretenimento de massa, mas, paradoxalmente, é ao mesmo tempo um artigo de luxo e, para alguns, até mesmo uma religião. O livro analisa o mercado do setor e seus personagens - artistas e, principalmente, marchands poderosos. Um deles é o uber-dealer americano Larry Gagosian, cujas 12 galerias (localizadas em várias cidades do mundo) têm um rendimento de 1 bilhão de dólares por ano (!), exibindo nomes como Picasso, Matisse e Lichtenstein em mostras que competem com as dos maiores museus de Londres. Mesmo tendo sofrido grandes perdas nos últimos anos - entre os artistas que abandonaram o galerista está justamente Damien Hirst, - Gagosian ainda é o maior galerista do mundo, capaz de elevar preços a patamares inimagináveis. É um livro super bom e está à venda (e traduzido) no Brasil.
Já o economista Don Thompson examina, no seu livro, a economia que move o mercado artístico. O título - The 12 Million Dollar Stuffed Shark: The Curious Economics of Contemporary Art - faz , claro, referência a obra-tubarão de Damien Hirst, vendida em 2004 por aqueles 12 milhões de dólares. No livro, Don busca entender as engrenagens de bastidores: o que faz um colecionador pagar tal preço? Quais as estratégias de grandes marchands? Como são conduzidas as carreiras - e negócios - dos mais famosos artistas? O que faz artistas desconhecidos acontecerem rapidamente? O livro também está à venda no Brasil.
Leia também:
Here's How Damien Hirst Turned Making Money into Art Form ( Como Damien Hirst Transformou Produção de Dinheiro em Arte - um artigo bem bacana do Business Insider International. Em inglês)
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