Um dos meus lugares favoritos em Londres é West End, onde estou hospedada agora (no hotel Strand Palace). O bairro é repleto de pubs, restaurantes e cafés charmosos. E, que delícia, muitas livrarias ! Algumas enormes; outras menores (onde você pode ter a sorte de encontar aquele livro difícil que deseja há tanto tempo) ; há também as especializadas, como as de livros de arte, por exemplo; e os sebos - com descontos incríveis.
'Pura magia', 'Brilhante', 'Sedutora', diz a crítica do musical 'Stomp' |
West End é a Broadway londrina - tem um teatro em cada esquina. Com luzes iluminando as fachadas e gigantescas cópias da melhores críticas publicadas pelos jornais na entrada do teatro - vale tudo para conquistar o público!!!
'Singing in the rain': sucesso da temporada |
Já o musical "Billy Elliot" , com música de Elton John, conta a inspiradora luta de um adolescente em busca de seu sonho. Enfrentando o preconceito da família e amigos, Billy abraça sua paixão pelo ballet e deixa para trás a cidade mineradora onde foi criado. (Ah, o musical está em cartaz no Victoria Palace Theatre, que não é no West End - estação de metrô Victoria Station)´.
'Mousetrap' : 60 anos rm cartaz |
Fomos ver também um clássico do teatro em Londres: "The Mousetrap", da Agatha Christie, há 60 anos em cartaz !! A origem da peça é interessante: a rainha Mary, que ia fazer 80 anos, foi perguntada por um repórter da BBC qual seria o evento - ópera, ballet, concerto - que ela gostaria de assistir para celebrar o seu aniversário. Para surpresa de todos, a rainha respondeu que adoraria assistir a uma peça de Agatha Christie. A escritora não se fez de rogada e presenteou a monarca com uma produção chamada "The Three Blind Mice", que deu origem á "The Mousetrap". A peça pode ser vista no St. Martin Theatre. O enredo da peça é típico de Agatha Christie: num pacato hotel no interior da Inglaterra acontece um assassinato. Quem é o criminoso ?
Vimos ainda uma comédia inspirada no livro, de John Buchan, de "The 39 Steps" (no Criterion Theatre) A peça rendeu um filme dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock (mais tarde foram feitas duas refilmagens). Muito engraçada e também premiadíssima. Mas, assim como acontece na "Mousetrap", você precisa ter um bom nível de inglês para poder entender os diálogos - não tem música e dança para ajudar a compreensão do enredo.
O público no Palace Theatre |
O que também é muito comum quando o teatro é grande (ou seja, tem muito público assistindo a peça) é, antes do espetáculo, reservar seu drink para tomá-lo no intervalo. Quando o intervalo chega você pega seu drink que é deixado num balcão com um número. Ninguém pega o seu drink, é claro. Viva a organização britânica!!
Nada que um par de binóculos não resolva |
E é claro, que quanto mais perto do palco, mais caro fica o ingresso. Mas se você ver algum detalhe e tiver meio difícil, não se preocupe; é só alugar um par de binóculos, por cerca de 1 libra.
Gostou? Compartilhe: