Como já falei aqui, Londres é uma cidade cheia de atrações. Nesse post anterior, fiz uma lista daquelas que considero as 'top attractions' da cidade - aqueles passeios imperdíveis. E dei uma sugestão de um passeio a ser feito a pé, pelo centro da cidade. (veja tudo isso aqui). Existem, é claro, várias outras possibilidades. Hoje vou descrever mais uma opção de passeio em Londres.
O ponto de partida para esse passeio é o mesmo que sugeri em post anterior: comece pela Trafalgar Square.
Trafalgar Square |
A praça, que se localiza no centro da cidade, é a mais importante de Londres. É onde acontecem as principais manifestações e celebrações populares como, por exemplo, as comemorações no Ano Novo. O nome da praça é uma homenagem à Batalha de Trafalgar, vitória britânica durante as guerras napoleônicas contra a França, em 1805. Na praça localiza-se a National Gallery, um dos mais importantes museus do Reino Unido, com um acervo espetacular, que inclui obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Renoir, Monet e Van Gogh, entre outros mestres.
National Galley em Trafalgar Square |
Cavalaria Real |
Saindo da Trafalgar Square, siga pela White Hall Street, onde podem ser vistos vários prédios imponentes e históricos, como o Cavalry Museum (Museu da Cavalaria). Nesse prédio, uma construção, de 1750, você pode visitar os estábulos da cavalaria real, que faz a guarda da rainha em cerimônias especiais, e também descobrir como é feito o rigoroso treinamento dos cavalos.
Um pouco mais adiante é a entrada de Downing Street - onde fica a residência oficial do Primeiro Ministro. A entrada à rua é controlada por policiais armados - não dá para entrar para tirar fotos, então.
Seguindo um pouco mais você encontra, finalmente, um dos cartões-postais de Londres: o Parlamento e o Big Ben, às margens do rio Tâmisa.
O Parlamento e o Big Ben. Dia nublado, claro... |
O belíssimo conjunto arquitênico que é a sede do Parlamento inglês abriga a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns. E lá também localiza-se o mais famoso relógio do mundo: o Big Ben, instalado na torre de Saint Stephen, em 1859.
Se você quiser sentir um gostinho da política inglesa, aos sábados, os salões do Parlamento podem ser visitados por turistas, que também podem assistir debates e comitês em sessões. Cheque aqui para informações sobre agendamento e preços.
A Abadia de Westminster fica pertinho. Como já expliquei aqui, a Abadia tem um valor histórico inestimável. Desde a coroação de Guilherme o Conquistador, em 1066, a Abadia tem sido a igreja da Coroação dos monarcas da nação. É também o local de sepultura e de memorial para muitas figuras históricas dos últimos mil anos da História. A atual construção, com 700 anos e sua espetacular arquitetura gótica, definitivamente vale uma visita. Visitar a Abadia custa 16 libras (cerca de 50 reais por pessoa), o que não tem desencorajado os turistas.
Abadia de Westminster em dia gelado de abril |
De acordo com dados recentemente divulgados pela Alva (Association of Leading Visiting Attarctions) a Abadia recebeu 1.9 milhões de visitantes no último ano, um recorde histórico, entrando, pela primeira vez para a seleta lista das atrações mais visitadas do Reino Unido. Grande parte desse sucesso se deve, é claro, à cerimônia de casamento do príncipe William, em abril último, no local.
Por tudo isso, a Abadia, o Big Ben e o Parlamento atraem, diariamente, dezenas de turistas de todas as partes do mundo.
London Eye: roda realmente gigante |
Se você ainda tiver fôlego, vá até o London Eye - uma roda super gigante. Para quem gosta desse tipo de passeio, o ingresso, em uma das 32 cabines fechadas e envidraçadas, dá direito a uma volta completa, que dura mais ou menos meia hora. A vista é deslumbrante - quando o tempo está bom dá para ver uma distância de até 45km. Para evitar filas, agende aqui.
Gostou? Compartilhe: