Você entra numa loja e experimenta um vestido tamanho 40 - que sempre foi o seu número. Fica grande. Numa outra loja um vestido semelhante, do mesmo modelo e também tamanho 40, não entra de jeito nenhum. Essa experiência frustrante é cada vez mais frequente no dia-a-dia das inglesas. A impressão que se tem é que cada loja tem seu próprio padrão para estabelecer a numeração. Algumas marcas são adeptas do que por aqui é chamado de ‘vanity sizing’ : ou seja é colocada uma etiqueta de tamanho 38 numa roupa que é claramente 42,. A intenção é agradar as clientes que, felizes e confiantes por acharem que estão mais magras, acabariam comprando mais.
Para ajudar as mulheres a descobrirem o seu verdadeiro número a especialista e computação Anna Powell-Smith criou o site What size am I ? Você digita suas medidas de peito, cintura e quadril (em centímeros ou inches) e um programa aponta a sua numeração em diferentes lojas, como a Top Shop, Zara, ASOS, M&S ou Reiss. Funciona mesmo!
Anna explica que ao desenvolver o projeto acabou fazendo descobertas interessantes, que podem te ajudar da próxima vez que estiver fazendo compras por aqui: se você é mais cheinha na parte de cima do corpo, a Banana Republic e Warehouse são ideais para as suas compras; se seu corpo for mais do formato de pera, procure a M&S e French Connection; as mulheres com cintura mais marcada têm chance de encontrar mais opções na Zara e LK Bennett; já a Top Shop tende a favorecer aquelas que são menos curvilíneas.
Mas se você é mulher, nunca comprou roupa no país, e quer uma dica geral mais prática, vale a seguinte conversão: 38 (10 na Inglaterra), 40 (12 na Inglaterra) e assim por diante.
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