Liverpool: inspiração para os Beatles |
Liverpool recebe milhares de turistas por ano. A maioria quer conhecer um pouco mais da cidade que inspirou John, Paul, George e Ringo. Para sentir a atmosfera da cidade, o melhor programa é percorrer Liverpool a pé. Sugiro um passeio pelo lindo centro histórico da cidade.
O ponto de partida desse passeio é o Albert Dock, lindo espaço de lazer dos moradores da cidade. Zona portuária à beira do rio Mersey, que banha a cidade, a área foi modernizada na década de 80 e, desde então, se tornou o playground favorito de quem mora em Liverpool.
Antigos armazéns do Albert Dock hoje abrigam pubs e lojas |
Os antigos armazéns foram renovados e hoje abrigam charmosos pubs, cafés e restaurantes, além dwe (previsíveis) lojinhas de presentes e souvenirs. A área também conta com alguns dos melhores museus da cidade, como o Museu de Liverpool, o Museu Marítimo e uma filial da Tate londrina (veja mais dicas sobre o Albert Dock nesse post aqui).
Depois de explorar o Albert Dock e apreciar o prédio Liver Building (como sugeri aqui, em post anterior), siga para o centro de Liverpool. É fácil - apenas uma caminhada de cerca de 10 minutos. Faça assim: saia do Albert Dock atravessando a rua na altura do Museu de Liverpool.
A igreja St Nicholas |
Você não pode deixar de ver a Igreja St Nicholas à sua esquerda, linda construção do século XVII. A igreja histórica convive harmoniosamente com edifícios modernos construídos ao redor - esforço de revitalização depois dos bombardeios que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial.
Centro de Liverpool: prédios históricos preservados |
Siga duas quadras pela Water Street. Aprecie a arquitetura dos prédios antigos - muitas deles preciosidades da era vitoriana. Você vai peceber a enorme quantidade de prédios históricos ao seu redor. Como em todas as cidades da Inglaterra, prédios e construções com importância histórica são cuidadosamente identificados e preservados (são chamados de 'listed buildings'). Em Liverpool, são 2500 (!) construções identificadas, seja por seu valor histórico, arquitetônico ou cultural. Elas não podem ser demolidas ou alteradas a não ser com permissão especial das autoridades.
A beleza preservada de Castle Street |
O prédio da Town Hall: beleza histórica preservada |
Na esquina da Water Street com a Castle Street, você encontra um desses prédios históricos lindos e bem conservados: a sede da Prefeitura (a Town Hall), de meados do século XVIII.
Homenagem à Rainha Victoria na Derby Square |
Vire à direita na Castle Street e siga por duas quadras. Você vai dar numa pracinha, a Derby Square. onde localiza-se o Monumento à Rainha Victoria, de 1906.
Se tem um personagem popular em Liverpool, é a rainha Victoria. Há dezenas de referências à monarca pela cidade: estátuas, monumentos, nomes de ruas, pubs.
Gostou? Compartilhe: