BEBÊ REAL ALAVANCA VENDAS


O bebê de William e Kate só nasce daqui a um mês, mas as lembrancinhas para celebrar a chegada do novo membro da realeza já estão inundando as vitrines das lojas na Inglaterra. O royal baby é, sem dúvida, great business - segundo pesquisa publicada no Sunday Times, a estimativa é que as vendas com produtos relacionados ao nascimento alcancem - veja só ! - 100 milhōes de libras ! Parece um exagero, mas não é.



Não estamos falando apenas das lembrancinhas, mas principalmente das escolhas que Kate faz para o seu bebê. Explicando melhor: todas as futuras-mamães do Reino Unido devem estar de olho nos carrinhos, enxoval e tudo mais que a duquesa de Cambridge escolhe para seu pimpolho. Por que? Para comprarem um igual ou cópia semelhante, é claro. É o "efeito Kate": tudo que a mulher do príncipe William compra e veste provoca assombrosa histeria - e não apenas na Inglaterra. Kate Middleton é a embaixadora mais importante do estilo britânico dos últimos anos e seu bebê vai estar, sem dúvida, no olho da mídia e das consumidoras.







MÚSICAS BRITÂNICAS DE PROTESTO


Nesses dias de mobilização por um país melhor, fiquei pensando nos compositores britânicos e suas músicas de protestos que embalaram os sonhos de mudança do pessoal por aqui.

O primeiro nome que me veio à mente foi John Lennon, é claro. Com os Beatles, ele deu sua mensagem de paz com Give Peace a Chance e Revolution ; mais tarde War is Over  e principalmente Imagine, que se tornou um hino de várias geraçōes.  

David Bowie com When The Wind Blows fez um protesto sobre a guerra nuclear, imaginando os efeitos de um ataque nuclear que teria acontecido em Londres. A banda Duran Duran também se preocupava com o assunto ao escrever Is There Something I Should Know? e Friends of Mine.


Por fim, me lembrei também do U2, que não são britânicos - são irlandeses - e escreveram a linda Sunday Bloody Sunday para lembrar uma tragédia provocada pelos britânicos: em 30 de janeiro de 1972 as tropas britânicas atiraram e mataram 14 manifestantes irlandeses durante uma marcha pelos direitos civis. O protesto era contra a publicação de um decreto do governo britânico que permitia a prisão de suspeitos de terrorismo sem julgamento. 

E você, qual sua música de protesto favorita?

TRANSPORTE ECOLÓGICO EM LONDRES



Enquanto no Brasil transporte público é daquele jeito que a gente conhece...,  no Reino Unido, o sistema é aprovado até pela realeza. Depois da rainha Elizabeth e da Duquesa de Cambridge andarem no metrô, agora é a vez de Charles e Camilla passearam num novo ônibus de dois andares de Londres. Eles testaram e aprovaram a nova frota super ecológica que vai estar brevemente circulando pelas ruas da cidadeSegundo a Transport for Londonestatal de transportes públicos da capital, esses são os ônibus mais 'verdes' do mundo - veículos híbridos movidos a diesel e que vão reduzir as emissōes de dióxido de carbono em cerca de 20 mil toneladas por ano na cidade.

Desde 2007 a Prefeitura adota ônibus com tração híbrida - movidos a diesel - , como parte de um amplo conjunto de políticas públicas que visa à diminuição dos congestionamentos e da poluição atmosférica em Londres. O investimento é alto: cada um dos novos 600 ônibus custa cerca de 354.500 libras. Mas a saúde da população e a natureza agradecem.

Leia também:

Como é o transporte público na Inglaterra?

COMO FUNCIONA SISTEMA ELEITORAL INGLATERRA?



Numa época em que se discute no Brasil a reforma política e, com ela, a possibilidade de mudança do sistema eleitoral brasileiro para distrital, é interessante a gente conhecer um pouco mais sobre o sistema eleitoral na Inglaterra, que é justamente por distrito. 
  • O sistema eleitoral é distrital. Ou seja: o Reino Unido é dividida em 650 distritos eleitorais - cada um com uma média de 70 mil eleitores. Por exemplo: o distrito onde eu e o Mike moramos se chama Liverpool Riverside (com cerca de 73 mil eleitores).
  •  O eleitor vota no candidato de sua preferência para representar o seu distrito. Cada distrito elege um representante - o Member of Parliament, chamado de MP. Ou seja: 650 distritos eleitorais correspondem a 650 representantes no Parlamento (650 MPs).
  • Atualmente existem 533 distritos eleitorais na Inglaterra, 59 na Escócia, 40 no País de Gales e 18 na Irlanda do Norte - os quatro países que compōem o Reino Unido. 
  • O partido que obtém a maioria absoluta de MPs (326 MPs num total de 650) é chamado pela rainha a formar Governo e o seu líder torna-se primeiro-ministro. O primeiro-ministro escolhe o seu gabinete.
  • O sistema político inglês é caracterizado, portanto, pelo parlamentarismo, que consiste nessa eleição de parlamentares ( os MPs, Members of the Parliament).
  • Vale lembrar que isso tudo acontece na House of Commons (Câmara de Comuns), composta pelos 650 MPs, eleitos pelo povo.

Sessão na House of Lords

  • Existe uma segunda Casa do Parlamento inglês: a House of Lords (Câmara de Lordes), composta cerca de 830 membros, que não são eleitos e sim nomeados pela rainha e recomendados pelo primeiro-ministro e por outros líderes dos partidos. É muita gente mesmo, e por causa disso e das mordomias (veja no próximo parágrafo) tem havido recentemente movimentos para a redução do número de membros da Casa. A última tentativa de reforma, no ano passado, tinha por objetivo exigir que os Lords fossem, - como os MPs - eleitos pelo povo.  Não deu certo.
  • Os lords não recebem salário; o que não quer dizer que seja um trabalho sem qualquer remuneração. Eles recebem por despesas com acomodação, viagens etc - valor que pode chegar até a 45 mil libras por ano (120 mil reais!). 
Westminster : a sede do Parlamento inglês

  • Como o nome indica, tradicionalmente todos os membros da House of Lords eram da aristocracia. Hoje nem todos são, mas sem dúvida são pessoas com prestígio político e/ou social como, por exemplo, ex-ministros e bispos. 
  • Muita gente tem a idéia equivocada que a House of Lords trata apenas de assuntos relacionados à realeza; isso não é verdade. Eles fiscalizam açōes do Governo por meio de comitês permanentes analisam e revisam projetos de lei nas mais diferentes áreas, como economia, ciência e tecnologia e comunicaçōes. 

E a rainha Elizabeth? Ela tem algum poder político? Bem, a monarca chefia o Estado e (sempre) aprova a indicação do primeiro-ministro, feita pela House of Commons. Ela tem três direitos: o de ser consultada, o de aconselhar e o de advertir - e reuniōes com o primeiro-ministro semanalmente. 
O afastamento do monarca inglês das decisōes políticas foi decidido há muito tempo, em 1689, quando uma lei definiu o Parlamento como autoridade máxima.

QUANTO GANHA PROFESSOR NA INGLATERRA?


Todo mundo reclama - e com toda a razão - do descaso do governo com o sistema educacional da rede pública no Brasil. É um consenso que os professores são muito mal pagos. E na Inglaterra, como anda a situação dos professores?

Bem, acabou de ser publicada na Inglaterra uma pesquisa da Organisation for Economic Co-operation and Development, que revela que os professores ingleses do ensino fundamental estão entre os mais bem pagos da Europa - recebendo cerca de 40 libras (cerca de 120 reais) por hora em sala de aula. Como trabalham cerca de 684 horas por ano, ganham cerca de 27, 8 mil libras por ano - 83 mil reais por ano; cerca de 7 mil reais por mês. Perdem apenas para os profissionais de Luxemburgo (em primeiro lugar, com salário de cerca de 72 libras por hora), Dinamarca (segundo lugar, com cerca de 49 libras) e Alemanha (46 libras).  .

FONTE: Organisation for Economic Co-operation and Development


Segundo Andreas Schleicher, dirigente da instituição que conduziu o estudo,os professores ingleses do ensino fundamental enfrentam salas com grande número de alunos, mas contam com o apoio do sistema educacional - ou seja: ganham bem e podem dar menos aulas, tendo, assim, mais tranquilidade para lidar com as exigências do trabalho. 

Para você poder comprar melhor : em 2011, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, a renda média de um professor do ensino fundamental no Brasil era R$ 1.393,00. E  matéria do jornal O Globo mostra que dados analisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a despesa por estudante na rede pública brasileira de ensino médio foi, em 2011, de US$ 2.148 - um quinto do valor investido pelo Reino Unido. 

SÍMBOLOS DE ORGULHO BRITÂNICO


Ganha um doce quem adivinhar qual é um dos símbolos que fazem o orgulho dos britânicos... Não, não é o Big Ben.... é o Parlamento. Isso mesmo: o Legislativo é um dos símbolos de orgulho da nação. Será que a gente chega lá??? 

A informação está no livro A Place for Pride (dos autores Max Wind-Cowie e Tom Gregory), produzido a partir de uma pesquisa conduzida pela think tank Demos. Os outros símbolos de orgulho dos britânicos são William Shakespeare; a bandeira do Reino Unido ( chamada de Union Jack, como já expliquei aqui); os Beatles; o Sistema de Saúde Público e a BBC

COMEÇA WIMBLEDON HOJE


O principal evento esportivo das próximas duas semanas na Inglaterra é, sem dúvida, o tradicional torneio de tênis de Wimbledon, que começa hoje. E a expectativa em torno do britânico Andy Murray é enorme - vencedor da medalha olímpica nos jogos de Londres, atual campeão do US Open e número 2 do mundo, ele é um dos favoritos no campeonato. 

Todos os grandes nomes do esporte estão por aqui; além de Murray, as quadras recebem, entre outros, Roger Federer (ao lado de Pete Sampras, o suiço é o maior recordista de simples no torneio londrino), Rafael Nadal (que acabou de erguer a taça em Rolland Garros) e o sérvio Novak Djokovic - tricampeão do Aberto da Austrália e favorito nas bolsas de apostas do evento. Entre as mulheres, as partidas mais esperadas envolvem, é claro, Serena Williams e Maria Sharapova.


Andy Murray é a grande esperança do Reino Unido

E o público? São esperadas centenas de milhares de pessoas (em 2012 foram 484.805), que além de assistir os jogos vão se deliciar com os morangos fresquinhos, guloseima tradicionalmente presente na festa. 

BRASIL NA MÍDIA INGLESA


E o Brasil continua chamando a atenção da mídia inglesa. O site do jornal The Oberver que traz, a cada domingo, uma galeria das fotos que marcaram a semana no mundo, escolheu nada menos que três imagens sobre as manifestaçōes populares no Brasil dos último dias. 


Manifestação no Rio, em foto da Agência Estado, faz parte da galeria da semana do The Observer

E o site do jornal The Guardian publica hoje uma longa matéria intitulada The changing face of global protest ("A nova face do protesto globalizado"), em que analisa a participação crescente de jovens em diferentes partes do mundo (como no Brasil e Istambul) em mobilizaçōes contra os respectivos governos.

O MASCARADO DO MOMENTO


Ele está em todas as manifestaçōes populares, protestando por todo o país. Quem ainda não viu o seu rosto branco, com sobrancelha, bigode e cavanhaque bem definidos, gritando palavras de ordem, enfrentando a polícia e fazendo valer a sua voz ? Mas você sabia que a máscara do momento tem sua origem num personagem super conhecido da história inglesa? A máscara evoca a figura de Guy Fawkes, que tramou explodir o Parlamento em Londres,em 1605, em protesto contra os desmandos do rei protestante James I.



A máscara com o rosto estilizado do inglês virou símbolo de protesto não apenas no Brasil, mas em mobilizaçōes em várias partes do mundo -  já foi utilizada na Turquia, na Irlanda do Norte e na Tailândia, entre outros países.

Guy Fawkes durante séculos carregou a reputação de vilão popular - e é até hoje na Inglaterra queimado em fogueiras no dia 5 de novembro (como uma espécie de Judas). Mas, recentemente, foi promovido de papel - de vilão virou uma espécie de herói mundo afora. A mudança tem muito a ver com o filme "V de Vingança", no qual o personagem principal - um rebelde do bem - luta para destruir os bandidōes do governo sempre usando a máscara.

COMO É O TRANSPORTE PÚBLICO NA INGLATERRA ?


Os  recentes protestos no Brasil foram iniciados por uma insatisfação com o reajuste de ônibus, trens e metrô. E na Inglaterra, como funciona o sistema de transporte público?


O transporte público é eficiente - oferecendo um serviço seguro, com veículos confortáveis,  e que funcionam pontualmente e de maneira organizada. Em Londres, o metrô atende cerca de 1,1 bilhão (!) de passageiros por ano, que utilizam 270 estaçōes (!). O serviço apresenta preço justo e investimentos regulares em infra-estrutura e funcionários. Já os icônicos ônibus vermelhos de dois andares compōem uma rede movimentada de cerca de 7.500 veículos atendendo mais de seis milhōes de passageiros em cada dia útil (no fim de semana o movimento é menor). Os ônibus nunca estão superlotados pois o motorista (que cobra a passagem) controla a quantidade de pessoas no veículo. Quando chega no limite para que todos fiquem confortáveis ele simplesmente não deixa mais ninguém entrar. 


O resto da Inglaterra conta com serviço igualmente eficiente. Em algumas cidades  - como Bradford, Dewsbury, Huddersfield, Wakefield, Rotherham e Sheffield (todas na região de Yorkshire) existem até mesmo ônibus que fazem algumas rotas grátis para a população. Uma ideia que vai ser implantada ainda esse ano por Bristol (sudoeste), quando começa a circular no município o ônibus com tarifa zero. E, em Manchester (noroeste do país), a campanha Free Public Transport luta, como o nome já diz, pelo transporte público para todos. 


O sistema de trens inter municipais é super eficiente também, como já mostrei aqui.

Ou seja: sistema de transporte público na Inglaterra é digno, respeitando os cidadão que pagam ou pagaram imposto a vida toda.

COMEÇA VERÃO NA INGLATERRA. SERÁ ?


Começa oficialmente hoje o verão aqui na Inglaterra. Mas que ninguém espere tempo ensolarado, sem nuvens no céu, calor.  Nos últimos anos a estação tem sido uma decepção, com muita chuva e friozinho. E a previsão para esse ano não é muito diferente. 


Para determinar as razōes que expliquem porque o verão britânico sucks (na falta de palavra melhor) , o Met Office  (Departamento de Meteorologia) está organizando um seminário com especialistas no assunto.  


E - veja só ! - já tem muita gente sugerindo mudar o nome da temporada, segundo o jornal The Guardian. Em vez de verão, uma idéia é "Sprautumn" - mistura de spring (primavera) e autumn (outono), que melhor definiria os próximos 3 meses. Sério?!!!

PREFIRO NA INGLATERRA X PREFIRO NO BRASIL

Fiz uma lista das coisas práticas, do meu-dia-a-dia, que prefiro na Inglaterra e as que prefiro no Brasil. 

PREFIRO NA INGLATERRA

1. Pouca burocracia - o que facilita demais o dia-a-dia. É claro que uma certa dose de burocracia existe, mas é mantida num nível suportável. Você entra numa repartição ou instituição (pública ou privada) e sabe que vai ser atendida rapidamente. Você não vai ficar duas horas numa fila para descobrir que a pessoa responsável pelo atendimento não está, só volta amanhã ou não pode te receber, que você está na fila errada, que tem que apresentar outros 300 documentos que não estavam na lista original - e por aí vai.... Eles vão te atender o mais rapidamente possível, de maneira organizada e te apresentar soluçōes para o seu problema/reclamação/dúvida. A minha única experiência com burocracia na Inglaterra foi quando tirei o meu visto de noiva, como mostrei aqui. Mas, como diz uma amiga minha: é uma burocracia voltada ao imigrante; e não ao cidadão inglês, né? 

2.Bem, não dá nem para começar a comparar o nosso SUS com o sistema público de saúde britânico. O NHS (National Health System) funciona MESMO, atendendo com respeito e dignidade a população. O Reino Unido gasta 8,2% do PIB em saúde - e a gente percebe que o dinheiro é realmente investido em manutenção, modernização e capacitação de profissionais.

3. Andar na chuva, pelas calçadas, é uma atividade possível (e aqui chove pra caramba !!!!). Você não se sente numa corrida de obstáculos - com poças causadas pelo desnível do calçamento, bueiros entupidos ou, pior ainda, esgoto a céu aberto... (eu estou falando do Rio, não sei como é a situação em outras cidades. Será que é diferente?). O trânsito também não pára porque choveu - não dá aquele nó tão comum no Rio e SP.


4. Pontualidade. Por aqui horário existe para ser cumprido mesmo. É um clichê, mas é a pura verdade. Todo mundo respeita - médicos atendem na hora marcada, trens saem da estação pontualmente, reuniōes de trabalho começam na hora ...

5.  Aqui não existe cartório. Não  existe essa historia de reconhecer assinatura, autenticar documentos, gastando uma fortuna com todos esses documentos, Se você realmente precisar de registro - como o de escrituras para compra e venda - você recorre a advogados. 


PREFIRO NO BRASIL



1.O clima. Dias ensolarados, céu azul. Praia, mar. Realmente, é incomparável.

2. O brasileiro é acolhedor e receptivo como nenhum outro povo no mundo!  Sorri mais, é alegre, é mais solar!

3.Moda de verão e moda praia. Nada como a ginga, o colorido da moda brasileira para a estação mais aguardada do ano. 

4.Sucos. Para começar, nem tem suco decente por aqui; e sim smoothies,  uma espécie de vitamina. Depois, vamos combinar, que só no Brasil mesmo para ter tanta fruta gostosa... 

5. Manicure. O ritual semanal de fazer as unhas era um luxo e eu não sabia. Por aqui é caríssimo, conforme já disse aqui

Esse texto foi inspirado num post da Rachel, americana que escreve sobre sua vida no Rio no blog Rachel's Rantings in Rio.

PROTESTOS GANHAM RUAS EM LONDRES


E os protestos brasileiros atravessaram o Atlântico. Em Londres, centenas de manifestantes - brasileiros e simpatizantes - se reuniram com cartazes e bandeiras na frente do Parlamento inglês para apoiar a mobilização que já dura seis dias no Brasil.

Os protestos no Brasil estão ainda na primeira página de todos os jornais e televisão na Inglaterra.  "Protests spread across Brazil over cost of the World Cup " ("Protestos se espalham pelo país por causa do custo da Copa do Mundo"), analisa o The Times.  "Brazilian politicians struggle with how to respond to another night of protests" ("Governantes têm dificuldade para responder aos protestos") , afirma  a manchete do The Guardian

  


É CARO MORAR NA INGLATERRA?


Essa foi a pergunta que um leitor me fez outro dia. Eu já expliquei que o custo de vista na Inglaterra é menor que no Brasil nesse post aqui. Mas pensando se poderia acrescentar ainda algo mais, me lembrei que o Alex Castro, do Papo de Homem, disse uma vez algo que assino embaixo: "Nos países ricos, as coisas são baratas e as pessoas, caras. No Brasil, é o oposto: as coisas são caríssimas, mas as pessoas (ou seja, os serviços que elas prestam) sempre estiveram  a preço de banana".

Concordo plenamente. 

Aqui na Inglaterra é assim mesmo.: roupas e comida de supermercado - só para mencionar dois produtos corriqueiros do nosso dia-a-dia - têm um preço justo, bem mais em conta, na minha avaliação, do que no Brasil. Em compensação, contratar um pintor, eletricista, ou simplesmente fazer as unhas ou se depilar custa caro. Empregada, então, é um luxo que nem passa pela cabeça da classe média. Todo mundo faz tudo sozinho, em casa - é a filosofia do Do It Yourself, (Faça você mesmo). Você compra o material, se precisar de uma ajuda chama os amigos e parentes, e mete bronca.

De um modo geral, brasileiros que moram na Inglaterra ou ingleses que moram no Brasil concordam em pelo menos nisso: fazer compras no Brasil é caríssimo. A Tasha, uma britânica que registra suas impressōes da vida no Rio no blog Becoming Brazilian, aproveita as viagens à Inglaterra para fazer um estoque não apenas de roupas, mas também fraldas, presentes para os amigos e até pasta de dente. " It's so expensive to shop here (no Rio) " diz ela.  

FESTIVAL EM MANCHESTER


Uma das dicas mais bacanas para o verão na Inglaterra é participar do Manchester International Festival (entre os dias 4 e 21 de julho) - um super evento cultural, que acontece a cada dois anos na cidade. Música, teatro, dança, performances, gastronomia - tem de tudo nessa festa que conta com artistas locais e muuuitos estrangeiros. Esse ano, as atraçōes incluem Kenneth Branagh no papel-título de MacBeth, a trama de ambição e traição de William Shakespeare; e um recital da maravilhosa pianista argentina Martha Argerich. Mas talvez a apresentação mais esperada seja a do indiano Nikhil Chopra, que vai produzir uma tela ao vivo, na frente do público, durante 65 horas ininterruptas. 

LONDRES: TOURS SUPER BARATOS


Você viaja com um orçamento apertado, mas adora participar de walking tours pelas cidades que visita - aqueles tipos de passeios em que guias locais vão caminhando com o grupo de turistas, mostrando e explicando todas as principais atraçōes? Boas notícias! Uma nova opção está ficando cada vez mais popular na Inglaterra:  é o pay-what-you-want-tour (passeio-pague-quanto-você-quiser). Funciona assim: não existe um preço fixo para cada excursão; os turistas deixam, ao final do passeio, a quantia que consideram justa e seja, é claro, compatível com seu bolso. 

O primeiro passo é acessar o site das empresas que oferecem esse tipo de serviço para saber onde é o local de encontro - geralmente em um ponto central da cidade (como uma praça, na frente de algum monumento importante etc). Daí você se junta ao grupo, participa do walking tour e depois deixa o valor que quiser.  Fácil, né? Quer tentar? Em Londres, procure a Bowl of Chalk



PUNK NAS ALTURAS


Essa é uma parceria que há 30 anos o mundo julgaria impossível de acontecer:  a avó do punk, Vivienne Westwood, com o bilionário Richard Branson. Não, eles não se casaram. Mas a estilista acaba de produzir os novos uniformes dos comissários de bordo da Virgin Atllantic - uma das dezenas de empresas do mega empresário inglês. A mídia deitou e rolou com essa união improvável - afinal ao invés do visual provocador, que na década de 70 privilegiava cores escuras, roupas rasgadas, tachas e sapatos plataforma, Vivienne Westwood lançou para as aeromoças um visual de... aeromoça (claro, né?): terninho vermelho e scarpin de saltinho.


Mas a estilista não está nem aí para o que falam dela. Aos 71 anos e super ativa, sua cruzada agora é por um um mundo mais verde. Eco-ativista de carteirinha, ela explicou que os uniformes foram produzidos com tecnologia de ponta que  permite total reciclagem dos tecidos. 

LIQUIDAÇÃO NA INGLATERRA


Se você estiver de viagem marcada para a Inglaterra, a hora é essa. As lojas estão liquidando os estoques de roupas de verão - ainda que a estação não tenha chegado no calendário; começa na sexta-feira. Debenhams, House of Fraser e John Lewis - algumas das principais lojas de departamento do país - lançam hoje super descontos para atrair os consumidores.

Os lojistas alegam que o frio persistente é o principal motivo da liquidação, mas o jornais avaliam que a recessão e a migração para o online shopping têm contribuído para que as mercadorias estejam encalhadas.  Vamos, então, aproveitar!  

CULTURA NA INGLATERRA

Recebi um email muito bacana de um (bem) jovem leitor que pediu para eu falar um pouco da cultura da Inglaterra em geral. 

Bem, resumidamente, eu posso dizer que o país tem uma vida cultural intensa e variada. 
  • Alguns dos melhores museus de artes plásticas do mundo se localizam aqui - como o British Museum, o Victoria & Albert Museum e a Tate Gallery - oferecendo o tempo todo exposiçōes sensacionais. Além disso, a Inglaterra possui e preserva sua rica história também por meio da conservação de palácios e stately houses (mansōes aristocratas rurais), que são abertos à visitação pública. 
  • Companhias de balé e de ópera oferecem vibrante programação o ano todo. Quem deseja comprar ingressos para as apresentaçōes do Royal Ballet, por exemplo, que é uma das melhorias companhias de dança do mundo, deve comprar com muita antecedência. Os espetáculos são super concorridos, assim como as peças de teatro e musicais de West End.
  • Shakespeare, o maior dramaturgo da língua inglesa de todos os tempos, é apenas uma das estrelas da fértil literatura inglesa: Charles Dickens, Thomas Hardy e Virginia Woolf  são alguns de outros grandes nomes.

  • A Inglaterra é um celeiro de músicos. O caso de amor do mundo com a música inglesa começou com os Beatles e os Rolling Stones e não parou mais: Rod Stewart, Sting, Oasis e mais recentemente Cold Play, Amy Whinehouse, entre outros.




  • Culinária também faz parte da cultura de um país. A gastronomia na Inglaterra padeceu por muito tempo de uma péssima reputação. No entanto, nos últimos anos, uma leva de chefs têm conquistado a cabeça e o paladar não só dos ingleses, mas do público de outros países, como o Brasil. Jamie Oliver, Nigella, Heston Blumenthal e Lorraine Pascale são bons nas panelas e de negócios: fazem sucesso na telinha, lançam livros, abrem restaurantes... 
  • Last but not least, a Família Real - possivelmente a maior tradição histórica-cultural da Inglaterra e do Reino Unido!

VISTO DE NOIVA INGLATERRA

É desgastante, mas não há como fugir dele. Uma brasileira que deseje se casar na Inglaterra com um cidadão britânico e morar no país tem que se candidatar a um visto de noiva. É um processo demorado, que envolve a coleta de dezenas (!) de documentos. Basicamente, o governo britânico quer ter certeza que o seu relacionamento com seu noivo é legítimo e verdadeiro (ou seja: não é uma armação, vocês realmente pretendem se casar e viver juntos); que você tem condiçōes financeiras para se manter no Reino Unido (ou seja: você não vai recorrer a benefícios do governo para sobreviver); e que vocês têm acomodação garantida no país (apartamento alugado ou próprio, casa dos pais do noivo etc). 


Eu passei recentemente por isso e resolvi fazer um passo a passo para ajudar quem precise. 

Mas esteja atenta ao noticiário; o governo britânico regularmente anuncia mudanças nas regras de imigração

Antes de mais nada, acho importante ressaltar que como o governo britânico não oferece - pelo menos até a data de hoje - uma lista definitiva de documentos a serem apresentados, eu chequei mil sites  (além do site da autoridade britânica de imigração) e li tudo o que outras pessoas tinham feito. 

Ou seja: foi uma lista de documentos que eu construi baseada em : a) informaçōes disponibilizadas pelas autoridades britânicas; b) experiências bem sucedidas de otras pessoas c) minha intuição pessoal. Deu certo, o meu visto saiu logo. 

1. O primeiro passo é acessar o site da WorldBridge, agência que o governo britânico utiliza para cuidar das solicitaçōes de visto, recebimento de documentos, recebimento de taxas e fornecimento de informaçōes sobre todo o procedimento. Leia cuidadosamente todas as informaçōes no site. São vários links, muitos coisa mesmo. É cansativo, eu reconheço, mas quanto mais bem informada você estiver, mais segura se sentirá para enfrentar o processo.


UK Border Agency, orgão do governo britânico
 responsável pelo controle da imigração
2. A seguir, preencha o formulário online (o VAF4) no qual você fornece informaçōes sobre você e seu noivo. São dezenas de perguntas (mais de 10 páginas), mas não são complicadas. Preencha com calma e tranquilidade. Não precisa preencher tudo de uma tacada só - você pode ir salvando a medida que vai preenchendo. Você tem alguns dias para preencher tudo. Depois imprima e assine.

3. Imprima, preencha e assine o formulário Appendix 2, que contém informaçōes financeiras (outras 10 páginas !) sobre como você pretende se manter financeiramente na Inglaterra.  O formulário não é preenchido online - e sim à mão.


4. Ainda por meio do site da WorldBridge, pague a taxa de solicitação do visto (é cara!) com cartão de crédito. Você recebe uma confirmação online do pagamento dessa taxa.

5. Agende a entrevista na sede do WorldBridge de sua preferência, no Brasil. Não é bem uma entrevista - você vai somente entregar a papelada (formulários e  documentos que comprovam as informaçōes apresentadas nos formulários) e se submeter a um teste biométrico. Você recebe uma  confirmação online do agendamento. 

6. Agora é a parte demorada e chata: reunir os documentos que comprovam tudo que você informou nos dois formulários acima. De acordo com o site da UK Border Agency, orgão do governo britânico responsável pelo controle da imigração, :


"All supporting documents must be originals, not copies.
If you do not send us all the documents we need when you make your application, we may refuse your application because of insufficient evidence, and your fee will not be refunded.
    You must send:
  • 2 recent passport photographs and your passport - see the Photographs and passport page
  • evidence of your age and your partner's age
  • official evidence that your and your partner's previous marriage(s) and/or civil partnership(s) broken down permanently, if either of you has been married or in a civil partnership
  • evidence that you intend to marry or register your civil partnership within a reasonable time (usually 6 months)
  • evidence that you have met each other
  • evidence that you intend to live together permanently after you have married or registered your civil partnership
  • evidence of your English language ability - see the English language page
  • evidence that you meet the financial requirement

  • Seguindo as orientaçōes acima, eu reuni os seguintes documentos (meus e os do Mike, meu noivo, que é meu sponsor - ou seja: aquele que se responsabiliza financeiramente por mim na Inglaterra):

Documentos do Mike (meu noivo):
  • Cópia autenticada (pelo Consulado Britânico no Rio de Janeiro) do passaporte dele. Por que apresentei uma cópia autenticada? Porque ele iria viajar a trabalho e não podia ficar sem o seu passaporte;
  • Seis últimos contra-cheques originais;
  • Contrato de trabalho original;
  • Carta (em papel timbrado da empresa) assinada (em inglês) pelo empregador do Mike confirmando que ele é funcionário da empresa e informando há quanto tempo trabalha lá, cargo e salário.
  • Extratos bancários dos seis últimos meses, provando que o salário foi depositado nessa conta. Apresentei extratos originais; não valem os impressos da Internet. (Veja aqui informacōes da UK Border Agency sobre os documentos necessários para comprovar renda).
  • Documento de divórcio original;
  • Carta (em inglês) assinada pelo Mike, chamada de Personal Statement, em que ele se apresenta como cidadão britânico e meu noivo; resume o nosso relacionamento  (onde, como e quando nos conhecemos); confirma nossos planos de casamento na Inglaterra; confirma que ele se responsabiliza financeiramente por mim na Inglaterra e confirma as informaçōes apresentadas no Appendix 2 sobre o seu trabalho e salário.
Meus documentos:
  • Passaporte;
  • Duas fotos 3.5 x 4.5 cm;
  • O meu personal statement - carta, em inglês e assinada, na qual eu me apresento, faço um resumo do nosso relacionamento e confirmo nossos planos de casamento na Inglaterra. 
  • Certificado original de proficiência na língua inglesa. Veja informaçōes gerais sobre essa exigência aqui e sobre certificados aceitos pelo governo inglês aqui ;
  • Certidão original de nascimento, com carimbo do Ministério das Relaçōes Exteriores + tradução juramentada;
  • Documento original de divórcio, com carimbo do Ministério das Relaçōes Exteriores + tradução juramentada;
  • Certidão original negativa de Antecedentes Criminais da Polícia Federal, com carimbo do Ministério das Relaçōes Exteriores + tradução juramentada. Esse certificado de antecendentes criminais não é o online. Fui à PF no Rio e tirei o certificado, que depois foi traduzido por um tradutor juramentado. (Atualização: muita gente me pergunta sobre a necessidade desse documento da PF. Novamente, como disse antes, não existe uma lista definitiva de documentos. Por isso, chequei mil sites, li tudo o que outras pessoas tinham feito e tinha dado certo e decidi incluir esse certificado de antecendentes criminais  por minha conta. Mas não tirei o certificado online; achei que seria mais 'oficial' se eu fosse pessoalmente à sede da PF no Rio. Fui até lá e tirei o documento, que depois foi traduzido por um tradutor juramentado. )
Documentos que comprovam acomodação na Inglaterra:
  • Documento original sobre o mortgage do nosso apartamento;
  • Contas de condomínio, eletricidade, gás, telefone e Internet comprovando a nossa residência na Inglaterra (são chamadas em inglês de utility bills).
Documentos que comprovam nosso relacionamento:
  • Emails (selecionei cerca de 30) trocados entre nós dois;
  • Cartōes (selecionei cerca de 10) de datas especiais, como o Dia dos Namorados e o Natal.
  • Fotos (selecionei cerca de 30) de nós dois em viagens (pelo Brasil e Europa), de nós dois com parentes e de nós dois com amigos;
  • Cartōes de embarque originais de viagens aéreas que fizemos juntos (selecionei cerca de 30), com nossos nomes impressos e assentos lado a lado;
  • Reserva no cartório para realização do nosso casamento na Inglaterra;
  • Reserva em hotéis para a nossa viagem de lua-de-mel.
Outros documentos:
  • Carta de uma amiga confirmando autenticidade de nosso relacionamento, com reconhecimento da firma dela em cartório + tradução juramentada.


7. Você deve entregar todos esses documentos no dia da sua entrevista, junto com os dois formulários assinados. Não adianta separar tudo em pastinhas organizadas com plásticos - os funcionários pedem para tirar toda a papelada de lá. Já sabendo disso, eu grampeei os documentos semelhantes ou referentes ao mesmo assunto. Explicando melhor:  juntei num grupo e grampeei aqueles referentes à comprovação de residência (contas de luz, condomínio etc); em um outro grupo grampeei os referentes ao trabalho do Mike - e assim por diante. Na impossibilidade das pastinhas, ficou tudo organizado dessa maneira.

O funcionário da World Bridge fornece um recibo com a lista de todos os documentos entregues. Alguns dias depois você recebe um email dizendo que os documentos já se encontram no escritório onde serão processados. Acredito que o prazo para você receber uma resposta depende da época do ano, mas eles afirmam que não costuma ser maior que três meses (no meu caso foi bem rápido: 10 dias úteis). Ah, você pode rastrear o andamento da sua solicitação online.

O visto é garantido por 6 meses e dentro desse prazo os noivos deverão se casar e você não tem o direito de trabalhar no Reino Unido. Depois de casados, você pode trocar o visto de noiva por um de casada sem ter que sair da Inglaterra. Mas essa já é outra estória...